Conheça a Historia do teatro de Guaraciaba do Norte/CE


O teatro chama-se João Barreto dos Santos numa homenagem ao professor e teatrólogo, que foi o fundador da Fundação Presidente Kennedy.

A Fundação Educacional Presidente Kennedy é uma entidade sem fins lucrativos, fundada na cidade de Guaraciaba do Norte (CE) no ano de 1964 pelo Professor João Barreto dos Santos, um idealista, professor de línguas e música, teatrólogo, escritor, compositor, poeta, primo irmão do poeta e escritor sergipano Tobias Barreto (patrono da Cadeira nº 38 da Academia Brasileira de Letras). Consciente de sua responsabilidade social, pedagógica e educativa, a Fundação Educacional Presidente Kennedy durante vários anos formou boa parte dos recursos humanos de Guaraciaba do Norte, no estado do Ceará.
A Fundação conta com sede própria onde também funciona o Teatro João Barreto dos Santos, reconstruído em 2005 com a ajuda da comunidade local, de pessoas físicas e jurídicas.

O prédio da Fundação Educacional Presidente Kennedy, estava praticamente abandonado, sofrendo os danos da ação do tempo, quando o empresário Francisco Baltazar Neto, nascido em Guaraciaba do Norte, decidiu recuperá-lo. Surgiu a iniciativa da comunidade e de empresários locais que possibilitaram a recuperação do prédio do Teatro de Guaraciaba do Norte.
Investindo recursos próprios e contando com doações, Baltazar Neto, tomou para si a tarefa de reerguer o imóvel.
O teatro chama-se João Barreto dos Santos numa homenagem ao professor e teatrólogo, que foi o fundador da Fundação Presidente Kennedy.
Era na sede dessa Fundação, que o teatro de Guaraciaba do Norte funcionava. Crianças, adolescentes e adultos faziam algumas peças.Por uma questão de cidadania e amor a terra, decidiram levar adiante a idéia de recuperar o prédio.
O prédio voltou a funcionar, mesmo não estando inaugurado, vem abrigando grupos que mantém atividades de caráter cultural e social.
Nos últimos três anos a Fundação Educacional Presidente Kennedy, tem trabalhado com oficinas de artes cênicas, apresentações de peças teatrais produzidas por grupos de teatro da cidade, resgatando e promovendo a troca de experiência das pessoas da comunidade, e também com os municípios visinhos da Serra da Ibiapaba.
Fomenta a participação e envolvimento de crianças, jovens e adultos em atividades artístico-cultural, em campanhas educativas, ecológicas e sociais.
 A dança e a música  também  fazem parte da formação do Teatro João Barreto, vários grupos da cidade vem e se apresentam neste espaço.
 Com o apoio da comunidade e de diversos parceiros, a Fundação Presidente Kennedy busca promover e estimular o hábito folclórico, de saberes e fazeres, entre crianças, jovens e adultos das escolas públicas e particulares da região, abrindo-lhes a oportunidade de enriquecer os conhecimentos e práticas transmitidas pelas atividades regulares do ensino formal.
. Seu espaço interno tem capacidade de 170 lugares, podendo ser redimencionado para diversas atividades, sejam artísticas ou de formação. O Teatro conta ainda com amplo espaço anexo para ensaios, oficinas, debates e atividades afins, constituindo-se em um local de referência na cidade de Guaraciaba do Norte para o pensar e o fazer artístico-cultural.
   Na frente do  teatro contém   paternon greco romano, nas laterais e parte externa estão  colocados ninchos, onde serão pintados gravuras com temas da Ibiapaba. Na parte interna do teatro, os ninchos feitos irão retratar a história e o cotidiano da nossa comunidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Legal

Anônimo disse...

Legal

Postar um comentário

>>Ultimas