Jericoacoara deve receber Centro de Visitantes orçado em mais de R$ 1 mi


Recursos devem estimular turismo na região e aumentar qualidade no atendimento ao turista.

Recursos devem estimular turismo na região e aumentar qualidade no atendimento ao turista. A Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) deve iniciar, até o início do segundo semestre, o processo licitatório para a construção de um centro de apoio aos visitantes orçados em R$ 1,5 milhão em Jericoacoara, importante reduto turístico do estado. A ação é uma parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e o órgão responsável pela gestão de parques nacionais, o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

A capacidade da estrutura deve aumentar no mínimo 30% o número de visitantes da região, garantindo a sustentabilidade do projeto. O espaço vai ter recepção, bilheteria, banheiros, auditório, salas de administração e multiuso, biblioteca, ambientes para exposição permanente e temporária e outros espaços de apoio.

Já os elementos arquitetônicos e de paisagismo são integrados à paisagem natural, servindo como referencial de respeito ao meio ambiente e polo de promoção da educação ambiental sustentável. Para tanto, estão previstos programa de gerenciamento de resíduos sólidos, uso de materiais regionais, uso de energias limpas e reutilização da água.


Espera-se que com a implementação desses equipamentos, seja possível qualificar a estrutura de atendimento turístico do município, organizar as visitas e garantir a preservação dos ecossistemas da região, que incluem mangues, restingas e lagoas, já que parte dos investimentos também preveem a readequação das trilhas ecológicas da cidade.


Nas quatro entradas do Parque Nacional de Jericoacoara, criado em 2002, vão ser instaladas guaritas de controle de acesso em madeira, integradas à paisagem natural, onde vão ser estar os painéis informativos.

As trilhas – do Serrote, que leva ao Farol e à Pedra Furada e a do Circuito das Dunas – vão ser recuperadas e devem ficar mais confortáveis para os visitantes, com bancos, guarda-corpo, lixeiras, quiosques, áreas para descanso, escadas e passarelas de acesso.

Todas as intervenções são fruto de um convênio entre a Setur e o MTur e obedecem às normas de preservação ambiental do ICMBio. A previsão para a conclusão da licitação e início das obras é agosto de 2012.
Por:Emanoel Verissimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas