Trabalhadores rurais ocupam prefeitura de Canindé



A BR-020 também foi obstruída pelos trabalhadores, que querem ações do poder público para minimizar os efeitos da seca no Ceará
Cerca de 1,5 mil trabalhadores rurais participam da ocupação do prédio da prefeitura de Canindé desde a última terça-feira (17/04). Os manifestantes querem que o poder público municipal antecipe parte da verba destinada ao Programa Garantia Safra (PGF), além de outras ações, como o envio de carros-pipas para localidades mais afetadas pela seca.


A BR-020 também foi obstruída pelos trabalhadores até ontem (18/04).  “Só vão sair (do prédio da prefeitura) quando atenderem a pauta de negociação”, garantiu Antônio Ricardo Lima, o Totonho, secretário de Meio Ambiente da CUT-CE.

Os trabalhadores rurais têm ocupado prefeituras em diversos municípios do Ceará. Ontem (18/04) a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (Fetraece) realizou a reunião da direção ampliada para avaliar o cenário. Na semana passada, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) reuniu-se em Brasília com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para informar como está a situação nas regiões Nordeste e Sul.

Na pauta enviada à Contag pela Fetraece, estavam pontos como a antecipação do Programa Garantia Safra (PGF) 2011/2012 para o mês de julho deste ano e a disponibilização de cestas básicas para as regiões atingidas. De acordo com dados do MDA, apenas 23,8% do PGF foi pago para agricultores cearenses: de R$ 4.895.632,80 previstos, apenas R$ 1.164.949,40 foram recebidos. O Estado é o que tem mais municípios participantes do programa, com 239.982 safristas.
Texto:Daniel
Fonte:CUT/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas