Revista norte-americana destaca programa de atenção ao AVC no Ceará


O Trabalho realizado pela Secretaria de Saúde do Ceará torna-se destaque a cada dia, empenho, dedicação e metas, fazem que o Ceará sirva de modelo para outros estados brasileiros. 
O Trabalho realizado pela Secretaria de Saúde do Ceará torna-se destaque a cada dia, empenho, dedicação e metas, fazem que o Ceará sirva de modelo para outros estados brasileiros. O nosso estado tem a 3ª melhor taxa do Brasil e a 1ª do Nordeste em doadores efetivos de órgãos e tecidos, Mil transplantes, primeiro transplante de pulmão do Norte e Nordeste.

Americanos copiando Cearenses
O estudo epidemiológico sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC) realizado pelo Comitê Estadual de Atenção ao AVC da Secretaria da Saúde do Ceará foi destaque na edição de dezembro da revista Stroke, publicação da associação norte-americana de cardiologia (American Heart Association). 

Além da publicação do estudo, que objetiva descrever a frequência de fatores de risco, padrões de assistência, e os resultados em pacientes internados por AVC em Fortaleza, a publicação dedica editorial à experiência. “O sucesso da implementação de estratégias em direção a esses objetivos resultará em menor número e menos acidentes vasculares cerebrais incapacitantes”, avalia o editorial. “Como tal, o artigo tem o potencial de influenciar os formuladores de políticas de impacto na vida dos pacientes com AVC não só em Fortaleza, mas globalmente”, conclui.

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), o Programa de Atenção Integral e Integrada ao AVC no Estado do Ceará é o único do tipo no Brasil aprovado pelo Conselho Estadual de Saúde. 

Unidade de AVC do HGF 
Em funcionamento desde outubro de 2009, a Unidade de AVC do HGF representa um verdadeiro marco para a saúde pública no Ceará. A unidade é a maior do país e já atendeu cerca de 400 pacientes. 

O AVC é hoje a maior causa de morte no Brasil
O Ceará e em Fortaleza. A cada ano, são registrados 20 mil  novos casos da doença, AVC, também conhecido como trombose. 
Por:Emanoel Verissimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas