Rocinha Será Ocupada Neste Domingo

RIO - O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, afirmou, na tarde desta sexta-feira (11), que está tudo pronto para a ocupação das favelas da Rocinha e do Vidigal, em São Conrado, na Zona Sul do Rio, no próximo domingo.
A declaração foi dada durante uma solenidade na sede do Batalhão de Choque, no Centro do Rio, durante a apresentação do Projeto Garupa, onde os policiais vão contar com mais equipamentos para a corporação, inclusive armas não letais.

 Nós estamos preparados para ocupar. Decidimos na madrugada de domingo ocupar definitivamente a Rocinha. Se não houver confronto, não vamos para o confronto. Se houver, a gente vai ocupar. Se não tiver confronto é melhor para todos nós. A gente nunca sabe o que o bandido vai fazer. Esperamos que seja pacífico. Estamos prontos para o que acontecer - assegurou Beltrame.
A possibilidade de ocupação da favela da Rocinha por forças policiais neste fim de semana ficou mais forte com um comunicado da Aeronáutica divulgado nesta quinta-feira. Segundo a Força Armada, o espaço aéreo sobre a comunidade será fechado entre as 2h do domingo e a tarde da próxima segunda-feira. Segundo o RJ-TV, da TV Globo, está prevista a utilização de helicópteros com sensores e câmeras na operação de tomada da favela pelas forças de pacificação da polícia. Também nesta quinta-feira, o governador Sérgio Cabral afirmou que a ocupação da Rocinha, na Zona Sul do Rio, será concluída até domingo.
- É mais um passo importante na política de pacificação das comunidades para oferecer paz, dessa vez aos moradores da Rocinha e do Vidigal, que se somam às demais comunidades pacificadas. Até o final dessa semana, nós teremos concluído esse processo - disse ele ao site G1, da TV Globo.
Mais cedo, o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, disse, em entrevista ao Bom Dia Rio, que é fundamental a prisão de grandes chefes do tráfico, assim como apreensões de armas e drogas:
- A estratégia que está sendo utilizada é a quebra do império, é a quebra do muro imposto por armas, é a quebra daquele lugar, daquela ilha inexpugnável da violência. Na medida em que simplesmente se anunciou que isso ia acontecer, essas pessoas mostraram fragilidade - afirma Beltrame.
O secretário disse ainda que não há uma receita concreta de pacificação e não confirmou se a ocupação da favela da Rocinha por uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) começa no próximo domingo:
- A gente se prepara para entrar, sem confronto, mas não sabemos o que os criminosos têm na cabeça. Na Rocinha, há uma operação combinada que já começou há dias e nós ainda temos alguma informação a ser processada para determinar quando isso vai se dar.
Durante a noite desta quinta-feira, policiais da delegacia do Tanque (41ªDP) encontraram uma granada dentro de uma mochila, próximo à Escola Americana, na Estrada da Gávea. A mochila foi encontrada após os policiares receberam uma denúncia anônima. Ela continha uma boia de sinalização das forças armadas, uma boia do exército, um carregador para rádio de comunicação, um coldre e um saco contendo fogos e rojões, que poderiam ser usados para fabricar bombas caseiras. O material foi encaminhado à 15ªDP, na Gávea.
Fonte:Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas