Rocinha Será Bloqueada às 2h30

 Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro divulgou parte do esquema montado para dar suporte à Operação Choque de Paz, que marca o início da ocupação nas favelas da Rocinha, do Vidigal e Chácara do Céu, na zona sul da capital.
Somente a Polícia Militar empregará cerca 1.500 homens. Agentes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) vão entrar por vários acessos das favelas.

A partir das 2h30 da madrugada, a PM fechará as principais entradas das comunidades para dar início à ocupação. Serão fechadas a Estrada Lagoa-Barra (nos dois sentidos); a Av. Niemeyer; a Estrada do Joá; a Rua Marquês de São Vicente e a Estrada das Canoas. Helicópteros com sensores noturnos e  blindados da Marinha (de acordo com as primeiras informações, serão 18 veículos) serão usados como apoio. Policiais  do Batalhão Florestal farão varreduras na mata para eveitar que traficantes tentem fugir pela Floresta da Tijuca.
Por enquanto, a polícia mantém bloqueios nos acessos às favelas. Helicópteros da polícia sobrevoam a região. A movimentação dos moradores é normal.
O texto da secretaria informa que os batalhões de Operações Policiais Especiais (Bope) e de Choque (BPChoque) da Polícia Militar – com apoio de unidades da Polícia Civil, de helicópteros das duas corporações, veículos blindados dos Fuzileiros Navais, além de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e efetivos da Polícia Federal – começarão a operação nas primeiras horas deste domingo (13)”.

UPP não tem data

Levantamento da secretaria de segurança com base no censo do IBGE de 2010 contabiliza 207.779 mil moradores dessas favelas e de seus entornos. Somente na Rocinha e no Vidigal são registrados 72.458 pessoas.

Ainda de acordo com o comunicado, após a ocupação será instalada uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) nas comunidades, “em data a ser definida”. "O efetivo e o número de bases operacionais da nova UPP serão definidos após reconhecimento do terreno pela Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP)”, informa a Secretaria de Segurança Pública.
Fonte:iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas