1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Participação Social


Estimular e promover transparência de forma efetiva nas ações do governo na 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Participação Social .
1ª Comsocial, a ser realizada nos dias 25 e 26 de novembro, em Fortaleza. Essa é a expectativa do Vice-Presidente da 1ª Comsocial e Ouvidor Geral do Município, Francisco Nascimento. Para o ouvidor, o espaço da Conferência permite que a população, além de cobrar transparência nas ações do governo, possa participar e construir uma história de acompanhamento da gestão pública.
“Nós esperamos não só o governo, que vai estar com todos os seus órgãos presentes, mas que a sociedade civil organizada e mesmo as pessoas individualmente possam participar para que a gente tenha uma grande Conferência", diz Nascimento. Os dias que antecedem a 1ª Comsocial estão sendo marcados por uma intensa mobilização de representantes da sociedade civil, do poder público e dos conselhos de políticas para a participação no encontro. Para a mobilização, a Ouvidoria está assessorando a Controladoria Geral do Município, que preside a Conferência. Segundo Nascimento, “a nossa intenção, até pela própria função da Ouvidoria, é captar a intervenção das pessoas, a fala das pessoas, a sua participação”.
Na Conferência Municipal serão decididas propostas e eleitos delegados e delegadas para a Conferência Estadual - Consocial Estadual - que acontecerá nos dias 2 e 3 de março de 2012. Já a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social, realizada pela Controladoria Geral da União (CGU), convocada por Decreto presidencial em 2010, acontecerá entre os dias 18 e 20 de maio de 2012, em Brasília. Por parte da Ouvidoria, a principal expectativa das conferências é a tirada de delegados e de diretrizes. "Após o desenrolar desse processo e ao final da Conferência Nacional, poderemos ver que tipo de ações o governo municipal pode fazer para dar mais transparência a suas ações. Vamos ter que nos debruçar e ver que ações tomar para dar prosseguimento às decisões que a Conferência tirar", explica Nascimento.

SERVIÇO:
Inscrições Abertas para a 1ª Conferência Municipal sobre Transparência e Participação Social
(1ª Comsocial)
Data e local das inscrições: Até o dia 24 de novembro, via internet: <www.fortaleza.ce.gov.br/comsocial> ou nas seis Secretarias Executivas Regionais (SER's), através das Ouvidorias ou da equipe do Orçamento Participativo, e na Controladoria Geral do Município. No dia 25 de novembro, primeiro dia da Conferência, as inscrições serão presenciais, no local do evento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas