A Criança e Sua Criatividade

Primeiro precisamos ser criativos para pensar sobre criatividade e relacionar essa criatividade à criança. Porque o cérebro humano é naturalmente criativo e porque as crianças são espontaneamente criativas?
Somente os seres humanos são únicos seres inteligentes deste planeta capazes de uma profunda auto-reflexão. Para ser mais criativos, temos que levar esse autoconhecimento a um passo mais adiante. Temos que conhecer como funciona nosso cérebro para poder não apenas nos deleitar com esse conhecimento, mas também para potencializar nossas capacidades e assim ampliar o alcance de nossas melhores intenções humanísticas. E a criança sempre comunica o que vê o que pensa e o que sente, por meio da fala, dos gestos, dos sentimentos e dos desenhos.

É peculiar da  criança, seja por meio de conversas, de desenhos e pinturas, de ideias diferentes ou dos movimentos corporais, demonstrar sua criatividade. O que devemos fazer é estimular essa criança a criar e valorizar o que ela faz.

A criatividade deve desenvolver as potencialidades das crianças, utilizando os recursos que favorecem não só a aquisição de conhecimentos, mas, sobretudo, a expansão e a afirmação da personalidade das mesmas, podendo ser desenvolvida capacidade criadora e canalizada para as diversas atividades e setores da realização pessoal.

Uma educação criativa deve favorecer o potencial em todas as disciplinas e assuntos, dando valor ao pensamento produtivo, uma vez que a criatividade está presente em várias situações do dia a dia da criança. Os exercícios estimulam a criatividade para que a criança descubra tudo por si mesma, colocando em dúvida o já conhecido e ensinando.  

As crianças criativas precisam ter o valor dos seus talentos reconhecidos, dando-lhes condições para lidar com as provações e fracassos que surgirão naturalmente ao longo da vida. Se tiverem encorajamento e permissão para explorar, experimentar e testar suas ideias através de sua  própria iniciativa, assumindo responsabilidades, encontrará sim as provações e os fracassos, porém poderá enfrentá-los sem dificuldade.


Cleide Araújo
Psicopedagogia
Colunista Tv Badalo Ceara

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu nome é Rayane e adorei ler esse texto sobre criatividade. As crianças são criativas e só precisa ser explorada atividades que faça com que elas mostrem o quanto são realmente criativas.

Postar um comentário

>>Ultimas