Vale a Pena Ser Perseverante


Por :Pedro Santos
(Baseado no livro “O Amanhã Começa Hoje”)
“A mão diligente dominará, mas a remissa será sujeita a trabalhos forçados.” (Salomão) Em circunstâncias difíceis e desanimadoras, um caricaturista político desempregado escreveu para um dos principais jornais locais, pedindo trabalho.
Ele foi prontamente avisado de que o jornal não estava precisando de um caricaturista. Ao invés de deixar que a resposta negativa o desanimasse, aceitou a situação como um desafio. Sentou-se, em seguida, e desenhou uma caricatura nas costas de um cartão postal e o arremeteu para o jornal.
      Cada semana ele enviava uma nova caricatura. Após cinqüenta e duas semanas e cinqüenta e dois cartões, ainda não havia recebido nenhuma resposta, e admitiu que estavas quase desanimado.Recusou-se , porém a ceder.
      Sua caricatura seguinte representava um alto edifício sem portas e janelas no primeiro piso. Um homem com a expressão de desespero em seu rosto, e corria em volta do edifício, gritando: “Deve haver um meio de entrar!” Desta vez o jornal enviou um telegrama: “Venha e comece. Nós nos rendemos!”
      O princípio da perseverança é tão antigo quanto à própria sabedoria. No maior livro dado ao homem, o maior mestre de todos os tempos conta uma história semelhante. Por meio da pena do Dr. Lucas, Jesus a contou assim: 
      “Havia numa cidade certo juiz, que nem a Deus temia e nem respeitava o homem. Havia também naquela cidade certa viúva, e ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra meu adversário. E por algum tempo não a quis ouvir. Mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens, todavia, como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para que em fim não volte e me importune muito.” (Lucas 18: 2-5).
      O mestre usou essa ilustração para encorajar Seus discípulos a perseverarem orando e nunca desanimar. Mesmo a vida comum exige certa dose de perseverança, e para a pessoa que quer viver uma vida plena de satisfação e está lutando por alcançar o alvo, um objetivo em sua vida, este se torna um princípio importante.
      Falando aos calouros, o presidente de uma universidade deu o seguinte conselho:
      “Não é fácil ser jovem hoje em dia, mas enfim, nunca o foi. É perigoso dar conselhos aos jovens, mas, se me atrevesse a fazê-lo, meu primeiro conselho seria: ‘Tenham confiança em si mesmos e sejam fiéis ao que há de melhor em sua personalidade!’ Lembrem-se de que a maioria das coisas na vida, dependem de vocês. Outros podem ajudá-los, mas vocês constituem o fator mais importante em sua própria vida.
      “Quero salientar o aspecto de uma autoconfiança sadia. Digo isso porque não creio no que se dizem popularmente sobre a autoconfiança e coragem dos jovens. Quando vocês enfrentam algo tão novo e desconhecido como estão enfrentando hoje, é natural terem uma sensação de insegurança. Vocês se perguntam: ‘Será que conseguiremos cumprir o que se espera de nós como adultos?”
      A esta altura, quero falar-lhes com toda a segurança. Quando vejo aqueles que foram bem-sucedidos na vida, aqueles que alcançaram altas posições, noto que a maioria deles não me impressionam como sendo super inteligentes ou talentosos em suas habilidades para o trabalho árduo e perseverante diante das tarefas que se propuseram.”
      Este é um aspecto encorajador da vida. Habilidades e talentos não são os únicos fatores decisivos quando se trata de alcançar resultados. A pessoa possuidora de talentos comuns, que se dispõe a trabalhar arduamente, irá mais longe que a de grandes talentos dos quais não faz pleno uso. Por vezes, pessoas altamente dotadas desperdiçam seus talentos com preguiça. As coisas lhe são tão fáceis que se desacostumam do esforço e se satisfazem com resultados medíocres.
     Um adolescente ganhava boa parte de seu dinheiro cuidando dos jardins de seus vizinhos. Seu pai estava realmente curioso ao observar os métodos do rapaz. “Por que você espera até que eles tenham começado a cortar a grama, antes de perguntar se gostariam que você o fizesse?” Perguntou-lhe o pai.
      “Aprendi a não apressar-me demais”, respondeu o filho. “Consigo a maior parte do meu trabalho aproximando-me das pessoas que já fizeram um bom pedaço”, continuou. “Quando estão pela metade, estão prontos para desistir!”
      O momento em que a tarefa se torna mais difícil, a tentação de desanimar se torna mais forte, é amiúde o ponto em que o sucesso está mais próximo. Conheço outra história que pode ilustrar bem isso.
      Na esperança de enriquecerem depressa, muitas pessoas afluíram para uma região recém descoberta, rica em diamantes, em busca de tentar a fortuna. Cada um demarcava sua propriedade e começava a cavar. Muitos do que chegaram cedo lograram grandes fortunas. A princípio, o trabalho era fácil e as pedras preciosas facilmente encontradas. Porém, depois de uns dois anos, a maior parte da camada superficial havia sido peneirada e todo o tesouro colhido. Debaixo dessa camada havia outra de uma argila azulada e dura, que resistia às mais fortes mãos ou ferramentas. Poucos foram os que pensaram em atravessar essa camada aparentemente impenetrável. Um após outros os homens foram abandonando os campos, ou vendendo-os por bagatelas para qualquer um que fosse suficiente tolo para comprá-los. Logo se espalhou a notícia de que o campo de diamantes estava esgotado.
      Barnett Barnato era proprietário de uma lojinha perto do campo de diamantes. Havia chegado tarde demais para adquirir um terreno daqueles. E agora seus negócios estavam declinando à medida que os homens abandonavam os campos. Decidiu então que deveria comprar um dos terrenos que estavam sendo vendidos por preço tão baixo. Um dia, enquanto tentava abrir uma brecha naquela argila tão dura como pedra, para ver o que havia ali debaixo, notou que alguém o observava. Era um homem que havia vindo da Inglaterra em busca de clima mais moderado, esperando assim recuperar a saúde. O estranho observou o trabalho de Barnato por um ou dois dias e então comprou também parte do campo e começou a trabalhar duramente. Sabe o que aconteceu?
      Foi assim que Barnett Barnato e Cecil Rhodes, se tornaram proprietários de um dos mais ricos campos de diamantes do mundo.  
      Numa palestra para estudantes, o presidente de uma universidade norte-americana resumiu a experiência desses dois homens nestes termos: “Quando o cavar se torna difícil, a maioria das pessoas procura desculpas para abandonar a tarefa. Mas é precisamente aí que a pessoa sábia cava com amais avidez e energia mais do que nunca.”
      Certo engenheiro que gostava de dizer que tudo o que vale a pena ser feito, vale a pena ser bem feito, visitou um hospício. Depois de observar por alguns minutos, notou que um doente não estava avançando no trabalho. Aproximando-se, descobriu surpreso que o homem usava a serra com os dentes para cima.
      “Por que você está segurando a serra deste jeito?”, o engenheiro perguntou. “É simples”, sorriu o paciente. “Tentei do outro modo também, mais é muito mais fácil empurrar com os dentes para cima!”
      O riacho, em sua viagem para o oceano, escolhe sempre o caminho que oferece menos resistência. Pode-se ver o resultado nos meandros intermináveis que triplicam a distância.
      Da mesma maneira a estrada se torna mais longa do que deveria para aqueles que procuram sempre o caminho mais fácil na jornada dos deveres da vida. Porém, o esforço feito com inteireza de coração conseguirá superar mesmo as maiores dificuldades.
      Um amigo me disse certa vez: “Tenha cuidado quanto ao que você quer, porque certamente o conseguirá!” Embora esta afirmação seja um tanto exagerada, ela contém mais de uma gota de verdade. Se você quer realmente algo, irá até ao limite de suas forças para consegui-lo. E então não haverá barreiras que possam detê-lo! Isso é o que conta. A pessoa que não desanima, mas se apega ao dever por mais tempo que a maioria, tem um grande futuro pela frente. Seja perseverante, nunca desista dos seus sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas