Colete a prova de balas com ar refrigerado

O colete utiliza uma tecnologia que é capaz de fazer com que o suor do usuário evapore, garantindo assim que ele não sinta tanto calor.
Por Fernanda Morales
Você já imaginou o que um policial ou soldado passa durante uma missão sob um sol escaldante? Pesquisadores do Federal Laboratories for Materials Science and Technology (Empa), na Suíça, pensaram nisso e desenvolveram um colete à prova de balas com sistema de ar condicionado embutido.

O colete da Empa visa ajudar os policiais e soldados a se refrescarem um pouco em dias quentes mesmo com roupas pesadas. O acessório foi desenvolvido utilizando uma tecnologia conhecida como Coolpad, que foi originalmente criada para o transporte refrigerado de medicamentos e suplementos.

No colete, a tecnologia foi utilizada para fazer com que o suor do usuário evapore através de uma membrana, garantindo assim que ele não passe tanto calor. Além disso, a peça ainda possui um micro ventilador embutido, localizado entre o tecido e o Coolpad para garantir ainda mais refrigeração.

Para desenvolver o sistema, os pesquisadores tiveram grandes desafios e tiveram que projetar um tecido espaçador adequado, criado em parceria com a têxtil Eschler, para garantir que o colete tivesse aspectos mais flexíveis.

“O pessoal da polícia que têm de usar coletes à prova de balas feito de Kevlar em seus uniformes costuma suar profusamente quando o clima está quente – uma situação que é desconfortável e pode afetar o desempenho físico dos policiais de plantão”, afirmou a Empa.

O colete utiliza baterias recarregáveis para manter o sistema de refrigeração funcionando e ele é capaz de operar por até quatro horas seguidas com apenas uma carga.

A empresa garante que a primeira série de coletes refrigerados será produzida em um futuro próximo pela parceira comercial com a Unico Swiss Tex GmbH.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas