Encontrados 6 Corpos de Vitimas do Desabamento de prédio No RJ

Foi resgatado por volta das 3h20 desta sexta-feira (27) o corpo da sexta vítima do desabamento de três prédios, no Centro do Rio de Janeiro.
Segundo os bombeiros, o corpo encontrado nesta madrugada é de uma mulher. Mais cedo, três corpos foram identificados. Segundo a Polícia Civil, dois deles foram reconhecidos como Celso Renato Braga Cabral, de 44 anos, e Cornélio Ribeiro Lopes, de 73 anos. Parentes também identificaram o corpo do catador de lixo Moiséis Moraes da Silva. Os outros três corpos retirados dos escombros são de mulheres, que não tinham sido identificados até a manhã desta sexta.


Buscas por mais 48 horas
Também na madrugada desta sexta, o secretário estadual de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, informou que as buscas vão continuar por mais 48 horas na área dos escombros do desabamento.
"A gente corre contra o tempo. Eu trabalho com uma margem de 48 horas. Esse é um prazo que eu estou me impondo para encerrar as buscas", disse o coronel, acrescentando que, após esse prazo, o trabalho de retirada dos escombros será de competência da prefeitura.Para Simões, o modo como o desabamento parece ter ocorrido dificulta ainda mais as buscas. "É essa nossa estimativa (de mais dois dias de trabalho) em razão da dificuldade que a gente está encontrando. O volume de material é muito grande. A essa altura já era para nós termos encontrado mais corpos, mas a sobreposição das lajes efetivamente é um dificultador", avaliou.

Vinte e um desaparecidos
Logo após a confirmação da localização do quinto corpo, a Secretaria municipal de Assistência Social disse que ainda havia 21 pessoas desaparecidas. No entanto, ainda não há informações se este número caiu para 20, após o resgate do sexto corpo.
De acordo com a secretaria, o nome desta sexta vítima - que ainda não foi identificada - pode não constar na lista dos desaparecidos. Se isso for confirmado, o número pode permencer o mesmo.

Mais cedo, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou em coletiva à imprensa que 26 famílias procuraram informações sobre pessoas desaparecidas.

Polícia abre inquérito
A Polícia Civil abriu inquérito para apurar as responsabilidades do desabamento ocorrido na noite de quarta-feira (25). Na quinta-feira (26), o titular da 5ª DP (Mem de Sá), delegado Alcides Alves Pereira, ouviu sete testemunhas e dois policiais que prestaram socorro às vítimas logo após o colapso das estruturas.O desabamento ocorreu por volta das 20h30 de quarta. Um prédio de 20 andares, outro de 10 e um imóvel de cinco pavimentos ficaram em ruínas. O trânsito nas ruas situadas nas imediações do Theatro Municipal foi interditado nesta quinta.Dano estrutural
Para o prefeito Eduardo Paes, a principal hipótese é que o desabamento tenha sido causado por um dano estrutural, já que não há informações sobre explosão ou vazamento de gás. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) informou que obras "ilegais", sem registro no conselho ou na prefeitura, eram realizadas no prédio de 20 andares.
Na hora da tragédia, testemunhas disseram ter ouvido a estrutura do edifício estalar antes de ir ao chão. Sobreviventes relataram momentos de desespero e quem estava no quarteirão diz ter visto muita poeira tomar conta de carros e imóveis após a queda das estruturas.
Buscas
De acordo com o Corpo de Bombeiros, homens dos quartéis da Barra da Tijuca, Alto da Boa Vista, São Cristóvão e Central trabalham nas buscas no local do desabamento, na Avenida Treze de Maio. As equipes contam, ainda, com o apoio de quatro cães farejadores, retroescavadeiras e pás mecânicas.

Para facilitar o trabalho das equipes da Prefeitura do Rio e dos bombeiros em busca dos desaparecidos, trechos de ruas da região permanecerão fechados. Já as estações do metrô no Centro, que haviam sido fechadas na quarta-feira, funcionam normalmente. A Prefeitura pede que a população evite o local para facilitar a atuação das equipes.
Luto de três dias
O governador Sérgio Cabral decretou luto oficial de três dias no estado do Rio de Janeiro em memória dos mortos. De acordo com o governo do estado, o decreto será publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta.
A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que o município fará o mesmo.
Feridos
De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, seis pessoas ficaram feridas no acidente. No início da noite de quinta, os três feridos que estavam internados no Hospital Souza Aguiar foram liberados. O quadro mais grave é o da mulher que teve lesão no couro cabeludo, passou por cirurgia e foi transferida para um hospital particular.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas