Furacão Irene Ghega à Carolina do Norte

O furacão Irene, que deixou pelo menos seis mortos durante sua passagem pelo Caribe, tocou a terra da Carolina do Norte, na costa leste dos Estados Unidos, na manhã deste sábado.
Com ventos de 140 km/h, o centro do furacão foi registrado na região de Cap Lookout, no sul da ilha de Outer Banks.

Durante a madrugada, o Irene perdeu força e foi reduzido para a categoria 1 na escala de intensidade Saffir-Simpson, que vai até cinco. Mas especialistas alertam que o furacão ainda representa uma ameaça para os EUA. "O perigo é o mesmo", afirmou Mike Brenna, funcionário do NHG. "A questão-chave nesta tempestade é seu tamanho e duração, não necessariamente a força do vento."

Na noite de sexta-feira, o Irene já começava a castigar o litoral da Carolina do Norte com fortes ventos e chuvas torrenciais que provocaram cortes de energia que afetaram mais de 91 mil moradores. Em Nags Head, também em Outer Banks, uma forte ressaca foi registrada, com ondas cobrindo toda a praia.

Alertas de furacão foram emitidos para grande parte da costa leste dos EUA, da Carolina do Norte até Nova York e mais ao norte, em Massachussets, nas ilhas de Nantucket e Martha's Vineyard, onde Obama passava férias até sexta-feira.

Autoridades ordenaram que 2,3 milhões de pessoas sejam retiradas das áreas de risco, incluindo 1 milhão em Nova Jersey, 315 mil em Maryland, 300 mil na Carolina do Norte, 200 mil na Virgínia e 100 mil em Delaware.

Segundo Jay Baker, professor de Geografia na Universidade Estadual da Flórida, trata-se do furacão que ameaçou o maior número de pessoas em toda a história dos EUA.

O governo da cidade de Nova York ordenou a retirada de 300 mil moradores de áreas de risco, como Battery Park City, no sul de Manhattan, Coney Island e a praia de Rockaway.

O sistema de transporte público, que atende cerca de cinco milhões de pessoas em um dia útil, será fechado ao meio-dia de domingo. A medida já foi tomada antes, durante uma greve de funcionários em 2005 e após os ataques de 11 de Setembro de 2001, mas nunca por causa de questões climáticas.

Os cinco principais aeroportos da região de Nova York - La Guardia, John F. Kennedy, Newark, Stewart e Teterboro - serão fechados para pousos domésticos e internacionais a partir do meio-dia deste sábado. Várias decolagens também foram canceladas.

No total, as companhias aéreas americanas cancelaram 6,1 mil voos até segunda-feira. No Brasil, a TAM anunciou o cancelamento de oito voos entre São Paulo e NY.
Fonte:iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas