Isto me preocupa bastante quando diz respeito à qualidade do que está sendo ensinado hoje em dia. Ensino de qualidade é bastante diferente de Educação de qualidade.
No ensino se organizam uma série de atividades didáticas para ajudar os alunos a que compreendam áreas específicas do conhecimento (ciências, história, matemática). Já na educação o foco, além de ensinar, é ajudar a integrar ensino e vida, conhecimento e ética, reflexão e ação, a ter uma visão de totalidade. Fala-se muito de ensino de qualidade. Muitas Escolas e Universidades são colocadas no pedestal, como modelos de qualidade. Na verdade, em geral, não temos ensino de qualidade. Temos alguns Cursos, Faculdades, Universidades com áreas de relativa excelência. Mas o conjunto das instituições de ensino está muito distante do conceito de qualidade. Precisamos entender que ensino de qualidade envolve muitas variáveis como, por exemplo:
• Organização inovadora, aberta, dinâmica. Projeto pedagógico participativo.
• Docentes bem preparados intelectual, emocional, e de comunicação e ética estruturadas na realidade dos discentes. Profissionais bem remunerados, motivados e com boas condições profissionais.
• Relação efetiva entre professores e alunos que permita conhecê-los, acompanhá-los e orientá-los.
• Infra-estrutura adequada, atualizada, confortável. Tecnologias acessíveis, rápidas e renovadas.
• Alunos motivados, preparados intelectual e emocionalmente, com capacidade de gerenciamento pessoal e grupal. O ensino de qualidade é muito caro, por isso pode ser pago por poucos ou tem que ser amplamente subsidiado e patrocinado. Poderemos criar algumas instituições de excelência, mas a grande maioria demorará décadas para evoluir até um padrão aceitável de excelência.
Temos, no geral, um ensino muito mais problemático do que é divulgado. Mesmo as melhores universidades são bastante desiguais nos seus cursos, metodologias, forma de avaliar, projetos pedagógicos, infra-estrutura. Quando há uma área mais avançada em alguns pontos é colocada como modelo, divulgada externamente como se fosse o padrão de excelência de toda a universidade. Vende-se o todo pela parte e o que é fruto, às vezes de alguns grupos, lideranças de pesquisa, como se fosse generalizado em todos os setores da escola, o que não é verdade. As instituições vendem externamente os seus sucessos - muitas vezes de forma exagerada - e escondem os insucessos, os problemas, as dificuldades. Temos um ensino em que predomina a fala massiva e massificante, um número excessivo de alunos por sala, professores mal preparados, mal pagos, pouco motivados e evoluídos como pessoas. Temos bastantes alunos que ainda valorizam mais o diploma do que a educação propriamente dita. E o nosso maior desafio é caminhar para uma educação de qualidade, que integre todas as dimensões do ser humano. Para isso precisamos de pessoas que façam essa integração em si mesmas do sensorial, intelectual, emocional, ético e tecnológico, que transitem de forma fácil entre o pessoal e o social. Até agora encontramos poucas pessoas que estejam prontas para a educação com qualidade.
Cleide Araújo
Psicopedagogia
Colunista Tv Badalo Ceara
Cleide Araújo
Psicopedagogia
Colunista Tv Badalo Ceara
10 comentários:
Falar dos textos da Cleide é chuver no molhado, ela escreve com maestria, com coração, com a alma.Somos eternamente gratos.Martins Felix
Querida Cleide, ler os textos elaborados por você só acrescenta mais conhecimentos a nossa cultura.
Luiza(UVA)
Eu nem tinha atinado para essa ideia de que ensino é diferente de educação e você soube realmente fazer essa diferença, que realmente é bem verdade. Muitas pessoas acham que a educação é o ensino propriamente dito.
Valeu por mais esse conhecimento.
Luana Vieira
Quero dizer que gosto demais de acessar TV BADALO, é rico de informações, e no que diz respeito as matérias tudo é bem organizado. Adoro a sua coluna, pois fala sobre a realidade da educação em nosso país. Sempre que escreve percebo que realmente é alguém que se preocupa com os rumos da educação para a formação do cidadão atual. Parabéns
Psicopedagoga - Ana Maria (Belo Horizonte)
Querida Ana, fico feliz por seu comentário e espero que leia muitos outros texto que ainda virão. Eu só tenho que agradecer.
Cleide Araújo
Valeu Luiza, espero que possamos nos encontrar nos mestrados da vida. Um abraço
Cleide Araújo
Querida Luana, é muito gratificante quando sabemos que pessoas como você, se interessa pelos assuntos relacionados à educação. Se todas as pessoas se comprometecem com a educação de qualidade no nosso país, tudo estaria bem diferente. Valeu
Cleide Araújo
Querido Martins, amei quando você diz "chover no molhado" em relação ao que sempre escrevo. é muito bom saber que pessoas como você, queira investir em conhecimentos. Sou muito grata por tudo isso.
Cleide Araújo
BOM DIA QUERO DE ANTE-MÃO AGRADECER A NOSSA COLUNISTA CLEIDE ARAUJO,POR TODA SEMANA NOS AGRACIAR COM SEUS TEXTO RICOS EM INFORMAÇÃO E APRENDIZADO,E DIZE-LÁ QUE É UM GRANDE PRAZER TE-LÁ COMO NOSSA COLABORADORA E AMIGA.OBRIGADO POR SER ESSA PESSOA QUE É E APESAR DE NÃO CONHECE-LÁ PESSOALMENTE JÁ ADMIRO PELO SIMPLES FATO DE SEUS TEXTO MOSTRAR COMO VC SE PREOCUPA COM O FUTURO DAS CRIANÇAS DESSE BRASIL, E SE TODOS TIVESSEM A PREOCUPAÇÃO COM A EDUCAÇÃO COMO VC TEM,NOSSO PAIS TERIA UMA EDUCAÇÃO MELHOR E SERIA UM PAIS BEM MELHOR... Edjane Melo
Cordenadora Geral tvbadaloceara.
Querida Edjane, muito obrigada pela confiança e a consideração dada a mim. Espero que todos os dias eu possa escrever texto, que vá realmente somar na vida das pessoas. Para mim é um privilégio fazer parte do site da TVBADALO.
Cleide Araújo
Postar um comentário