Educação em Foco

O termo “dificuldade de aprendizagem” começou a ser usado na década de 60 e até hoje  na maioria das vezes é confundido por pais e professores como uma simples desatenção em sala de aula ou “espírito bagunceiro” das crianças.
Mas a dificuldade de aprendizagem refere-se a um distúrbio que pode ser gerado por uma série de problemas cognitivos ou emocionais que pode afetar qualquer área do desempenho escolar.
Crianças com dificuldades de aprendizagem geralmente apresentam desmotivação e incômodo com as tarefas escolares gerados por um sentimento de incapacidade, que leva à frustração e isso sempre ocorre quando a falta de sensibilidade por parte de alguns educadores reflete no cotidiano dessas crianças. Para se obter  resultados concretos é preciso ser feito um trabalho em conjunto entre a criança, os pais, a escolas e os professores, que deverão estar envolvidos com um único objetivo: o de ajudar a criança. 
Sabe-se que em qualquer época da vida as pessoas podem manifestar dificuldades de aprendizagem. Segundo Fonseca (1995), as crianças com dificuldades de aprendizagem são o produto de problemas emocionais, refletindo assim em sinais de regressões, oposições, narcisismos e negativismos e tudo isso acaba produzindo baixa autoestima e fragilidade no autoconceito.
O que mais me preocupa é o tipo de profissional do meio educacional, que está sendo formado no decorrer dos tempos. Muitas vezes por experiência própria, me deparei com alguns profissionais descomprometidos com a arte de ensinar e/ou educar causando mutilações em crianças indefesas, tornando-as jovens e adultos sem perspectivas. Precisamos mudar esse quadro.


Cleide Araújo
Psicopedagoga
Colunista TvBadaLo Ceara


4 comentários:

Cida disse...

adorei...

Anônimo disse...

Obrigada Cida. Espero que continue lendo meus textos.
Cleide Araújo

rose ferreira disse...

adorei, precisamos conversar mas sobre este assunto,pois tenho uma pré-adolecente que esta dando trabalho na escola.

Anônimo disse...

Ok querida Rose. Estarei aqui sempre que precisar de dicas para que sua filha venha ter resultados diferentes na área educacional. Qual é exatamente a dificuldade de sua filha? Um grande abraço.

Cleide Araújo

Postar um comentário

>>Ultimas