Rápidos x Lentos

As crianças são as criaturas mais sensatas, naturais, realistas e criativas que existe. Quando são educadas sem a interferência daqueles que se acham detentores do saber, elas vão além de suas capacidades, seus limites e interesses, sem que haja nenhum tipo de trauma.
As intervenções muitas vezes roubam a alegria da descoberta e a autoconfiança necessária para a superação de obstáculos e o aluno se agarra aos sentimentos de inferioridade e dependência.
Precisa-se respeitar o ritmo de cada criança e preparar estratégias de ensino que privilegiem as atividades diferenciadas, mesmo porque cada um aprende de um jeito. Nem sempre o aluno mais rápido é o melhor que o mais lento. Para se compreender o desenvolvimento das crianças é preciso considerar uma série de fatores como: o espaço em que vive, a maneira como constroem significados, as práticas culturais entre outros. Já pensou quantos tipos ou estilos de aprendizagem há em uma sala de aula? Alguns estudantes são mais introvertidos e se dão bem fazendo trabalhos manuais. Outros são mais elétricos e precisam de agitação e tudo isso deve ser mesclado para que aconteça realmente uma aprendizagem real e só acontecerá quando o educador em cada realidade respeitar as diferenças. 


Cleide Araújo
Psicopedagogia
Colunista TvBadaLo Ceara


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