SIM, ELAS PEGAM!

Em meio às crises na televisão, as séries, parecem ser uma solução encontrada para chamar a atenção dos telespectadores.
Desde seriados infantis ou adolescentes, até séries adultas digna de passar a noite em claro. Parece uma fábrica de talentos, mas os nossos amigos americanos tem esse dom de produzir grandes seriados de sucesso no mundo inteiro. O que dizer de Icarly, uma série teen americana que tem como protagonita, Miranda Cosgrove que interpreta uma doce menina chamada Carly que juntos com seus amigos, Jennette McCurdy como Sam, Nathan Kress como Freddie, Jerry Trainor como Spencer e Noah Munck como Gibby criam um website de sucesso. O programa é produzido pelo canal Nickelodeon em um de seus estúdios em Hollywood, California nos EUA.

Outra série de sucesso, mas desta vez produzida pela Disney é os Feiticeiros de Wavely Place que está em sua 4º e última temporada. Hannan Montana também vai deixar saudades para os milhares de fãs que acompanharam a atriz e também cantora Miley Cyrus em sua vida dupla de uma estrela do pop e de uma simples estudante americana. “Sunny Entre As Estrelas” e “Zack e Cody Gemeos a Bordo”, também encontram-se em fase de finalização.

Saindo o pouco do mundo teen e entrando na dos adultos existem séries que faz você virar a noite em claros e ainda se perguntar o porque da decisão de certos personagens, é o caso de Lost, cuja seu último episódio foi assistido ao vivo pela internet em vários países inclusive o Brasil. 24 Horas, Prison Breack, Dexter, CSI Miami e Dr. House são séries que também não ficam atrás em termos de audiência.

A onde eu quero chegar com tudo isso é que as séries trouxe o telespectador de volta à frente da televisão, resgatou a antiga paixão de saber o que vai acontecer no próximo episódio e ainda por cima tornou a internet como sua principal aliada, deixando os astros mais perto de seus fãns. O programa Icarly inclusive tem o seu próprio site na web igualzinho ao que se passa em seus episódios. Para os mais apressados, àqueles que não gostam de esperar, ficam na internet revendo seus episódios favoritos e ainda criam fórum de discussão nas redes sociais, prova disso, a comunidade do orkut da série Lost no Brasil possui mais de 155 mil membros, algo extraordinário quando se fala que a série terminou há apenas 2 meses. Já os adolescentes mágicos dos Feiticeiros de Wavely Place possuem mais de 80 mil membros só aqui no Brasil.

E por falar em Brasil, aqui as nossas séries precisam melhorar muito para que um dia consiga atingir tamanho sucesso mundial. Mas estamos no caminho certo, vale lembrar que o seriado “A Grande Família”, já está há mais de 10 anos na nossa grade de programação. É preciso melhor roteiro de nossos diretores, elenco que se encaixe em perfeita sincronia e principalmente um pouco mais de audácia de nossos autores. A Globo parece que entendeu o recado desse novo tipo de telespectador, as outras ainda parecem longe disso, vale ressaltar que o SBT ainda reprisa o “Chaves” e a Record ainda passa a série “Todo Mundo Odeia o Cris” que terminou há quase 5 anos nos EUA. É hora de nossas emissoras correrem atrás do prejuízo, ou se não, vão ficar para trás, na nova era digital.

Tarcísio Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas