Cloud Computing: o futuro da tecnologia


Ainda tem medo da nuvem? Preste atenção nas dicas abaixo!

Você conseguiria imaginar sua vida sem computador? Ou sem Internet? Pois pode acreditar: em breve, também será impossível imaginar seu dia-a-dia sem essa tal de “cloud computing”. Se você ainda não sabe o que é isso, “cloud computing” é o termo utilizado para batizar tudo aquilo que está hospedado na internet, na chamada nuvem. Você pode nem saber, mas já utiliza a cloud computing: se seu email é o Hotmail, por exemplo, ele está na nuvem, hospedado em algum lugar da internet que você nem sabe exatamente onde é. Se você guarda suas fotos na internet ou tem arquivos também salvos fora do seu computador, elas também estão na nuvem. Assim, você pode acessá-los de qualquer lugar, a qualquer momento, e esses dados estão hospedados com toda a segurança que um datacenter robusto oferece.

Mas e no ambiente corporativo, como a computação na nuvem pode trazer benefícios? Existem várias soluções que trazem facilidades para as empresas, caso elas optem por utilizar a cloud. Um dos produtos que oferecem facilidades no ambiente B2B é a Plataforma Windows Azure. Ela é como se fosse o sistema operacional da nuvem, e permite que os desenvolvedores usem toda a criatividade em um ambiente que eles já conhecem – seja .Net, PHP, Java ou Ruby. Ao invés de utilizar um servidor local, todos os dados da companhia são transferidos para um datacenter robusto, gerenciado por empresas de confiança. E o pagamento é feito de acordo com a quantidade que você utiliza. Você não desperdiça dinheiro com serviços que pensou que precisaria, mas nunca usou de fato.

Outra ferramenta bastante interessante para empresas que já querem sair na frente e utilizar a nuvem é o BPOS, que é um conjunto de soluções de colaboração e mensagens hospedado pela Microsoft. Com ele, é possível utilizar, por exemplo, o Microsoft Exchange, o Sharepoint, o Live Meeting e o Communications, tudo online. a empresa tira proveito de tecnologias sempre atualizadas, implantadas rapidamente, para maximizar os recursos de TI e reduzir a necessidade de investimento em infraestrutura.

Quem já experimentou a migração para a nuvem garante: este é, definitivamente, um jogo de ganha-ganha. Se você é do tipo que adora shows, sabe que a compra de ingressos online para eventos disputados é sempre um tormento. Os sites caem, ficam inacessíveis e, quando você finalmente consegue conectar, tudo já está esgotado. No caso do Rock in Rio deste ano, quem quis comprar tickets não enfrentou problema algum. O site do evento funcionou perfeitamente durante todo o tempo, isso porque a solução estava baseada em cloud computing com a solução da Plataforma Windows Azure, da Microsoft. E a procura foi gigantesca – os 100 mil ingressos antecipados colocados à venda já estão esgotados.

Usuário ganha, cliente ganha, e o fornecedor da infraestrutura também fica satisfeito. Este datacenter oferece serviços de cloud computing para vários clientes e garante: por causa da nova forma de trabalho, a economia é imensa.

Não dá pra fugir: cloud computing é o futuro da tecnologia. É o avanço que conseguirá fazer com que áreas de TI assumam posições mais estratégicas e menos operacionais. E se você ainda tem medo da nuvem – seja por questões de segurança, armazenamento, ou porque gosta de ter seus preciosos dados guardados bem pertinho de você, clique nos links que acompanham esta matéria e conheça um pouco mais sobre o assunto. Não fique para trás!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas