Depressão Também é Coisa de Criança

Muitas vezes costumamos achar que a criança é manhosa e só quer chamar a atenção, mas a Depressão é um transtorno muito sério e precisa ser tratada logo que forem percebidos os primeiros sintomas.
É peculiar da criança ter sentimentos como alegria, sorrisos e a disposição para as brincadeiras e quando olhamos para uma criança que não quer brincar ou deixa de fazer algo que gosta muito, costumamos dizer que a criança só pode estar doente. E é por aí mesmo. A depressão pode atingir até 1% das crianças de até seis anos de idade, e até 2% das crianças em idade escolar. Temos que parar e prestar bastante atenção para os motivos que surgem causando depressão em crianças. Tem que ache que criança não tem preocupação, mas criança tem preocupação sim. Às vezes até preocupações que criança alguma deveria sentir como medo da violência, seja esta doméstica ou externa, sem falar na ausência de um dos pais, sobrecarga de atividades, separação dos pais e até mesmo a mudança de cidade. Como algumas não conseguem expressar o que sentem o corpo acaba falando. Acontece um distúrbio no apetite (ou a criança começa a comer muito ou perde a fome), excesso de irritação e desânimo em realizar tarefas que antes davam muito prazer à criança, choro constante, medos e ansiedade. Em caso de dúvidas, o ideal é procurar um psicólogo infantil e levar a criança para uma avaliação. Só o profissional saberá orientar a criança e os pais para um final feliz. Aqui vão algumas dicas: examine sempre os desenhos e as brincadeiras de faz de conta de seu filho. Se o assunto morte e doenças forem os assuntos preferidos, procure logo orientação de u especialista, no caso procure um psicólogo. Esteja sempre atento aos sinais que a criança lança, já que não tem linguagem suficiente para se expressar. Distúrbio do sono e até uma asma podem indicar um começo de depressão. 



Cleide Araújo
Psicopedagogia
Colunista Tv Badalo Ceara

4 comentários:

Cida disse...

muito bem garota.como sempre uma otima materia.

Anônimo disse...

Olha você abordou um tema que na verdade ninguém fala sobre isso, mas nós psicopedagogos, sabemos que a criança mesmo sendo bem pequena, também sofre desse transtorno que é a depressão. Parabéns pela matéria, vai servir de alerta para muitos pais e professores.

Psicopedagogo Luiz Carlos - SP

Anônimo disse...

Obrigada Cida.

Cleide Araújo

Anônimo disse...

Querido Luiz Carlos é um prazer escrever algo, que as pessoas possam tirar lições e aplicar em suas vidas. Obrigada pela troca de conhecimentos.

Cleide Araújo

Postar um comentário

>>Ultimas