Bate Papo Com a Banda Verona


A Tv Badalo encontrou para um bate papo a Banda Verona, entre uma musica e outra vem deixando uma forte marca nos cearenses que gostam de ouvir a boa musica com seu estilo alternativo e próprio, garotada que desde 2008 vem produzindo um pop rock moderno, “mas sem reinventar a roda”, dizem os seus integrantes. "Somos apenas amigos que gostam de fazer música", afirma João Lúcio, guitarrista e vocalista. Confira entrevista:
POR:EMANUELVERISSIMO







TV BADALO: Turma pra começar o nosso papo conte um pouco da história do Verona. Como a banda surgiu?

BANDA VERONA:A banda surgiu em 2008. Eu (João) fundei a banda com mais 3 amigos. Por conta de divergências a banda acabou trocando de formação, e hoje éformada por mim, PH VonSohsten, Eduardo Abreu e Renan Maia. A bandasempre focou no autoral, tanto que no meio de 2009 lançamos o nossoprimeiro trabalho, um EP de 6 faixas entitulado “Outra Vez No Labirinto”.
A gente ficou feliz em ver o nosso trabalho sendo bem recebido nacidade. Naquele ano a gente teve passagem em quase todas as grandescasas independentes de Fortaleza, inclusive no Órbita Bar, que hoje é anossa “casa” - atualmente tocamos lá todo mês. Em 2010 fomos convidados a participar no Ceará Music, onde tivemos o prazer demostrar nosso trabalho pra um grande público. Tivemos uma música quefoi parar nas rádios da capital, inclusive entrando rapidamente no Top 10 de uma delas. Em 2011 a gente resolveu gravar nosso primeiro CD, e montamos um estúdio na casa da minha tia, já que a gente não tinha muito recurso pra gravar em estúdio. O CD foi todo captado, mixado e produzido por nós. Foi masterizado em São Paulo, no Classic Master com um cara chamado Carlos Freitas, engenheiro também responsável pela masterização de grandes artistas brasileiros como Nando Reis, Capital Inicial, Los Hermanos, Ivete Sangalo... Até o Nirvana o cara já gravou. Foi uma honra trabalhar com ele.

TV BADALO: Quais são suas maiores influências musicais?
BANDA VERONA:A gente se inspira muito em bandas de rock como Foo Fighters, Muse, Coldplay... E cada integrante tem sua “listinha” particular. Na verdade somos bem ecléticos mesmo, escutamos de tudo.

TV BADALO: Achei o álbum, "Tudo em seu lugar”, bem diferente, muito bem bolado, com uma sonoridade mais rica e refinado. Como você percebe aevolução da banda desde “Três palavras”?
BANDA VERONA:Obrigado pelos elogios! A gente fica feliz que tenha gostado!! :) Acho que a Verona atualmente tá caminhando pra cada vez mais ser uma banda de rock e menos uma banda de pop. A evolução natural que vem com a experiência nos palcos, festivais e etc. dá segurança pra gente
experimentar mais e se soltar mais nas composições. Já pensamos no segundo álbum, que deve ter uma pegada ainda mais forte pro lado do rock. E eu como compositor e letrista quero abordar outros temas, falar de coisas que eu considero relevantes atualmente como as mudanças climáticas, o papel do dinheiro, como a internet interfere na nossa sociedade, etc.

TV BADALO: O que a Banda Verona conserva de suas raízes neste disco "Tudo em seu lugar”?
BANDA VERONA:Acredito que uma certa inocência adolescente, digamos assim. Quando eu comecei a banda eu tinha 19 anos, mal sabia tocar direito e tinha uma visão meio utópica de tudo. Quase todas as músicas foram compostas nesse período. Elas falam de amor, não necessariamente amor conjugal mas sim amor pelo que você gosta. Hoje tenho 24 anos, domino mais minha voz e meu instrumento que é a guitarra, além de ter outra cabeça. Isso com certeza influencia. E acredito que essa experiência de vida vai ser injetada nos próximos trabalhos.

TV BADALO: Como vocês vê o cenário musical brasileiro atual?
BANDA VERONA:Eu penso como sendo extremamente plural. Tem oportunidade e público pra todo mundo. Sei que é clichê falar isso e esse tema já foi abordado inúmeras vezes por outros músicos e pela mídia, mas a internet tem um  papel fundamental no mercado musical hoje em dia. É possível se ter uma banda 100% independente como a nossa com um público fiel que consome seu trabalho, vai aos shows e por aí vai. Nossa banda gravou sozinha em um quarto, mixou e produziu o próprio trabalho. Até o nosso vídeo da música Tudo Em Seu Lugar disponível do YouTube é caseiro, captado pelo nosso atual guitarrista e editado por mim. As ferramentas estão aí pra quem quiser trabalhar, e isso é fantástico.

TV BADALO: Vocês ficaram conhecidos como uma banda da internet, onde tiveram espaço no Ceará Music e ganharam espaço para outros festivais, qual o papel da rede na carreira de vocês hoje?
BANDA VERONA:Total, eu diria. Sem a internet não seriámos nada. É o nosso canal de comunicação com o público, e até com interessados em nos contratar pra shows e outras coisas. É onde veiculamos nosso trabalho. A melhor forma de se relacionar com a gente é via internet.

TV BADALO: E de quem partiu a idéia de lançar um disco de graça na web?
BANDA VERONA:Foi meio que um consenso. Eu acredito que hoje em dia o artista que não disponibiliza pelo menos uma parte do seu trabalho de forma gratuita na rede está nadando contra a corrente. Pensamos: se alguém comprar o disco, basta ripar pra MP3, zipar e colocar em um 4shared da vida. Qualquer um pode fazer isso em minutos. Se isso pode ser feito, por que não por nós mesmos? É até melhor - dessa forma a gente disponibiliza o trabalho na melhor qualidade possível, direto da fonte, e com um padrão. Quem quiser comprar o disco ainda pode, mas acreditamos que veiculando o trabalho de forma gratuita na rede temos como atingir um público maior.

TV BADALO: Como vocês fazem para manter os relacionamentos em um nível mais saudável, sem estresse entre os integrantes?
BANDA VERONA:Ah, mas o estresse existe demais! :P Eu encaro uma banda como eu encaro um namoro: tem que dar atenção, estar presente, ter compromisso. E as brigas acontecem. Mas isso não significa que a gente não se ame.

TV BADALO: Quais são os próximos passos da banda, 2012 e os novos projetos, mais algum novo clipe?
BANDA VERONA:Nosso objetivo principal é fazer o máximo de shows possível pra divulgar nosso trabalho pro máximo de pessoas possível. Os planos pra gravar um novo vídeo existem, e dependendo da quantidade de shows e dos recursos que a gente consiga, quem sabe isso se torne realidade.
Enquanto isso o trabalho de criação de músicas novas continua. Meu objetivo é ter pelo menos o rascunho de um segundo disco até o fim do ano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas