Bullying e Violência nas Escolas


 A Comissão de Educação e Cultura (CEC) realizou o debate com o tema Bullying e Violência nas Escolas que aconteceu em Brasília, no Complexo de Comissões Técnicas, da Câmara Federal, dia 15 de Dezembro.

O bullying é um termo inglês, derivado do bully que significa “valentão”. É um ato continuo de agressões físicas ou verbais, praticado por uma pessoa ou por um grupo. No Brasil, três a cada dez estudantes sofrem agressões desse tipo, segundo pesquisa do IBGE realizada em 2009.

A CONFETAM esteve presente na reunião, através de nossa presidenta Graça Costa, e coloca-se à disposição do parlamento para outros encontros e para colaborar com ações efetivas na luta contra o bullying e a violência na escola. “Sabemos que é importante a formação do cidadão, mas também temos que ver a educação como um todo, não limitar a responsabilidade apenas ao professor. Até porque muitos deles trabalham em condições precárias”, ressalta Graça Costa.

Danielly Queiroz, representante do Ministério da Educação (MEC) destacou dois pontos importantes para reverter o quadro desses ataques violentos: formação continuada dos professores para estudos sobre assuntos referentes aos problemas sociais e produção de material didático específico.

 Na ocasião, o deputado federal, Artur Bruno propôs o dia 7 de Abril como o Dia Nacional de Combate à Violência nas Escolas. A data é em nome da tragédia que aconteceu na escola de Realengo em 2011, no Rio de Janeiro, que resultou na morte de 11 crianças e no suicídio do agressor, que era ex-aluno e vítima de bullying.

 Pessoas de diferentes setores participaram do debate e acreditam que esta luta é de responsabilidade coletiva.
Fonte:Confetam

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas