A caneta vira mouse e o caderno, tela de computador, a interatividade e as possibilidades do meio online tornam o aprendizado de idiomas mais dinâmico.
Com uma infinidade de ferramentas e um público que ultrapassa as fronteiras da sala de aula, muitos professores buscam dividir e compartilhar conteúdos linguísticos na web. Com tudo isso ligado, cresce o número de redes sociais voltadas somente para a troca de informações entre pessoas de diferentes nacionalidades, em que o objetivo é ensinar sua língua nativa para interessados ou aprender inglês com um americano, por exemplo. O site LiveMocha que incentiva o pessoa a criar um perfil com nome, idade e língua nativa, o interessado deve deixar claro que idioma deseja aprender e se está disposto a ensinar ou somente ser ensinado. A partir daí, a rede indica as melhores pessoas para ajudar e os perfis que precisam de auxílio. Criado em 2008, o site já tem 10 milhões de inscritos e mais de 30 possibilidades de idioma e é hoje uma das principais referências nesta modalidade de ensino. Isso é possível aprender sem o auxílio de professores formados e somente com trocas de experiência e conversação? No caso de um novo idioma, esse tipo de aprendizado é muito importante, além de ser uma excelente forma de conhecer outra língua na internet. E também cria vínculos afetivos, atiça a curiosidade e motiva o aluno constantemente a buscar respostas para suas dúvidas, na verdade os estudantes podem encontrar esse tipo de ajuda nas próprias redes sociais voltadas para o aprendizado de idioma, ou em ferramentas eletrônicas da web. Outro Exemplo disso é o programa Forvo, que funciona como um pronunciador de palavras online. Basta escrever o termo desejado na barra de busca que uma série de gravações, feitas por colaboradores do mundo inteiro, ficam disponíveis em sua tela. Depois, basta clicar nos links e escutar a fonética da expressão e também o dicionário virtual Babylon, considerado por muitos o principal dicionário virtual do mundo em diversos idiomas.Blogs e vídeos também são ferramentas
Pessoas prontas para ensinar é o que não falta no mundo online. Ao colocar as palavras idioma, aprendizado e blog em sites de busca, mais de 800 mil opções são expostas. Basta escolher o tipo de professor e módulo de aulas que mais lhe agradam. Além de blogs e sites, outra ferramenta utilizada são as aulas-vídeo. Por meio de programas como o Youtube, diversos educadores têm gravado aulas e criado módulos de aprendizado.
Tutor Presencial - Letras Inglês
Pólo UAB /UFC/UECE Beberibe-CE
Colunista Tv Badalo Ceará
Nenhum comentário:
Postar um comentário