Era Kadafi Perto do Fim

Após seis meses de conflito, rebeldes líbios consolidaram neste domingo o avanço iniciado sábado sobre a capital do país, Trípoli, enfrentando poucos bastiões de resistência em meio a sinais de que o regime de 42 anos de Muamar Kadafi, cujo paradeiro é desconhecido, está perto do fim.
De acordo com o ministro de Informação dos rebeldes, Mahmoud Shammam, o caminho dos opositores para Trípoli foi aberto quando a unidade militar encarregada de proteger Kadafi e a capital se rendeu.

Os militantes eufóricos celebraram com os residentes da capital na principal praça da cidade, um simbólico centro de poder do regime. No local, chamado de Praça Verde pelo regime, mas rebatizada de Praça dos Mártires pelos rebeldes, os militantes dispararam para o alto e contra um grande pôster do líder líbio.

"Agora não chamamos aqui de Praça Verde, mas de Praça dos Mártires", disse o engenheiro Nour Eddin Shatouni, de 50 anos, que estava entre a multidão de residentes que deixaram suas casas para participar das celebrações. "Esperávamos por um sinal, e ele veio. Todas as mesquitas gritaram 'Deus é grande!' ao mesmo tempo. Sentimos um bom cheiro, e era o cheiro da vitória. Sabemos que agora é o momento."

A praça tem um profundo valor simbólico. O regime manteve ali manifestações pró-Kadafi quase toda a noite desde que a revolta começou, em fevereiro. Anteriormente, a Al-Jazeera mostrou residentes de uma área não especificada de Trípoli celebrando as conquistas da oposição. As imagens mostraram as pessoas dançando, segurando bandeiras rebeldes e pisando em pôsteres com o retrato de Kadafi. Um vídeo divulgado pela Associated Press revelou também pessoas comemorando com disparos em Trípoli na noite de domingo.
Fonte:iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas