O Desenvolvimento Infantil

Qualquer criança pequena, mesmo tendo toda a atenção e carinho por parte dos pais, experimenta a determinada altura da sua vida uma situação de angústia, de medo, de contato com pessoas estranha.
Só quando entram na escola é que muitos deles se relacionam afetivamente com algum objeto, pois só nesta altura experimentam a dor da ausência familiar, mas o certo é que com a ajuda de “um amigo especial” tudo se torna mais fácil. Há pais que tentam afastar os filhos destes hábitos, pensando que sejam maus, no entanto, nunca devemos fazê-lo à força, pois se este ou aquele objeto funciona como elemento de segurança para os nossos filhos por essa razão devemos respeitá-los.

Para estimular a aprendizagem da criança pequena, deve-se  partir de algumas possibilidades, como a importância do brinquedo e das brincadeiras. Como educadores em nossa prática de sala de aula, sabemos que os brinquedos e as brincadeiras, assim como a música, são suportes em todos os níveis de desenvolvimento da criança. Sem falar que o livro é outro dos nossos grandes aliados. Estimula a atenção e também a capacidade de imaginação, podendo ir mais além à sua missão e ajudar a criança a compreender os seus sentimentos e a resolver as suas frustrações.

Muitas vezes tão ou mais importante que pôr as crianças a fazerem trabalhos muito elaborados e que não lhes dão prazer ao invés de deixá-las brincar, descobrir e serem elas próprias a questionar-nos e a questionar a si mesmas, o porquê disto ou daquilo. 

Portanto o brinquedo e as brincadeiras são sem dúvida, um forte aliado do crescimento infantil, não só por toda a variedade existente que pode ajudar a criança no seu desenvolvimento físico e motor, mas e principalmente por toda a sua potencialidade para um bom desenvolvimento afetivo, cognitivo e social da criança.




Cleide Araújo
Psicopedagogia
Colunista Tv Badalo Ceara

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei, muito interessante.

Luiza Helena - Manaus

Anônimo disse...

Sempre acreditei que as crianças descobrem muitas coisas que estão ao seu redor, através de brincadeiras ou brinquedos. Como você falou eles são um tipo de suporte que penetra na mente da criança como fonte de descobertas. Gostei muito desse assunto. Parabéns

Ana Lúcia

Postar um comentário

>>Ultimas