Porque a Abertura da Copa Não é em Brasília?

Já deu, é um montão de falatório que não dá mais para aguentar. Se a abertura da Copa do Mundo FIFA 2014 será em São Paulo ou no Rio de Janeiro.
No estado dos paulistas, apenas agora, o estádio Fielzão do Corinthians localizado em Itaquera está sendo construído, portanto está fora da Copa das Confederações em 2013, pois não há tempo suficiente para terminar a obra. Segundo o jornal, O Estado de São Paulo, Ricardo Teixeira, e não a Fifa, é o grande responsável pela pressão sobre a preparação da cidade de São Paulo na Copa do Mundo de 2014.

Ainda de acordo com o jornal uma rixa política do presidente da CBF com o PSDB e o interesse de Teixeira em fazer a abertura no Rio de Janeiro estariam por trás do clima de incertezas que hoje envolve o Itaquerão, futuro estádio do Corinthians. O estádio do Maracanã no Rio como todo mundo sabe, será o palco da grande final. E agora, parece pode ser o da abertura também. No entanto vem uma pergunta meio enfática a se fazer: Qual é mesmo a capital do Brasil? Acertou quem disse Brasília?

Quando a Copa foi feita na França em 1998, o palco da abertura foi em París, capital Francesa. Na Alemanha em 2006, foi em Berlim. Na Africa do Sul em 2010, foi em Joanesburgo. Todas capitais de seus respectivos países. Porque só o Brasil tem que ser diferente, onde sua capital não será palco nem da abertura e nem muito menos da final do mundial.

O Coordenador da Copa de 2014 do Distrito Federal, Sérgio Graça, já manifestou o seu interesse da capital brasileira sediar pelo menos a abertura e abrigar o Centro Internacional de Mídia. Segundo Graça, Brasília reúne as melhores condições entre as 12 cidades brasileiras selecionadas pela Fifa, entre outras razões, porque o Estádio Nacional será o único em todo o país localizado no “marco zero” da cidade. O coordenador disse ainda que Brasília não tem os problemas de mobilidade urbana enfrentados por Rio de Janeiro e São Paulo.

O ex-jogador Zico durante as comemorações dos 51 anos de Brasília, disse que a abertura da copa deveria mesmo ser em outro local, um lugar que segundo ele, respirasse mais futebol: “A abertura da Copa do Mundo deve acontecer em um centro mais tradicional do futebol brasileiro” declarou o Galinho.

As vezes acho que a nossa capital merecia um pouquinho mais de respeito, principalmente pelos nosso queridos amigos brasilienses, ou melhor, candangos que tanto fizeram para construir essa maravilhosa cidade. Mas, se nem os próprios políticos respeitam o lugar onde pisam. Talvez seja por isso que ninguém queira que o Distrito Federal faça à abertura do Mundial da Fifa, para esconder dos turistas a sujeira que tem por debaixo do tapete.

Tarcísio Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas