A Festa das calorias Juninas


É uma overdose de calorias. Ao final de uma festa junina (muito) bem aproveitada, a ingestão de calorias pode chegar a duas mil – em apenas uma noite.


Os pratos têm como base ingredientes nutritivos e benéficos. A composição dos quitutes, porém, é responsável por transformar o saudável em perigo, prinicpalmente ao coração, alerta o cardiologista do Hospital Nove de Julho, José Luiz Cassiolato.
O amendoim é uma semente oleaginosa, rica em gorduras boas e vitaminas. Sozinho, é capaz de ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares. Nas versões pé-de-moleque e paçoca, indispensáveis em uma boa festa caipira, são tão perigosos quanto saborosos.

Segundo Cassiolato, o abuso isolado requer uma mudança de hábito do sistema digestivo. Alimentos com muita gordura retardam a digestão, elevam os índices de colesterol e aumentam a pressão arterial.
"Fartar-se de tais guloseimas pode ser catastrófico. Esses alimentos, somados ao consumo de bebidas alcoólicas doces, são gatilhos para problemas cardíacos, como o infarto, por exemplo. Nas pessoas ditas saudáveis, os riscos são menores, mas não devem ser desprezados", afirma.

Diabéticos, cardíacos e hipertensos, pela recomendação médica, devem aproveitar a festa para pular a fogueira, dançar quadrilha e, se possível, comer os pratos in natura. Milho cozido e pinhão estão na lista das comidinhas sem contraindicação. Para aliviar o "drama", ingerir um docinho – mas apenas um, frisa o cardiologista – também é permitido. Com o quentão e vinho quente, porém, não há diálogo ou exceção: "Estão banidos do cardápio do grupo de risco."
O peso da brincadeira
ARROZ DOCE
Tradicional:140
Light: 67

QUENTÃO
Tradicional:150 
Light: 45

BOLO DE MILHO 
Tradicional: 190 
Light:150

PÉ-DE-MOLEQUE 
Tradicional: 440
Light: 68

PAÇOCA 
Tradicional: 570
Light: 500

CURAU 
Tradicional: 274
Light: 74

PAMONHA 
Tradicional: 258 
Light:103

CANJICA 
Tradicional: 263 
Light:166
Fonte:IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas