Criança x Autoestima



A auto-estima é produto das interações da criança com as pessoas significativas de seu meio ambiente.
Assim, as dicas abaixo, além de servirem para os professores e demais profissionais que trabalharão com esta criança, também podem ser utilizadas pelos próprios pais, no sentido de aumentar a auto-estima de seus filhos.
Uma primeira forma de desenvolver a auto-estima das crianças seria, segundo Guilhardi (2002), consequenciar os comportamentos adequados desta criança com elogios. Sabe-se que muitas vezes, no caso da criança com transtornos de aprendizagem, foca-se muito mais em suas dificuldades do que em seus pontos fortes. Contudo, é claro que esta criança possui várias características positivas, e é elogiando tais características que se pode ajudar a implementar sua auto estima.
No entanto, para que possamos elogiar a criança é preciso estabelecer metas realistas para seu desempenho, para que assim ela consiga executar o que foi pedido, e possa ser elogiada pela consecução de tal objetivo. Assim, segundo Souza (2010) é preciso ter o cuidado de adequar as tarefas que cabem a cada idade e permitir que a criança tente, como colocar o suco no copo (ainda que derrame), a roupa (mesmo do avesso), jogar objetos no lixo, guardar os brinquedos, as peças do jogo, ajudar na arrumação dos seus livros, enfim, solicitar a ajuda da criança, partilhando com ela pequenos afazeres, e elogiando suas conquistas. 
O elogio é a chave para uma boa auto-estima e longe de “estragar a criança” como se diz na linguagem popular, ou torná-la dependente destes elogios para se comportar, esta forma de interagir com ela só acarreta benefícios, pois reconhecendo através do outro que é capaz e competente, ela mesma pode se sentir desta maneira, tornando-se independente e bem-sucedida em seu futuro.



Cleide Araújo
Psicopedagogia
Colunista TvBadaLo Ceara

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