O enriquecimento de urânio é um assunto polêmico que sempre vem causando preocupação aos países, principalmente os do Ocidente.
E dessa vez, o Irã iniciou um programa de enriquecimento de urânio em um novo edifício bem protegido dos eventuais ataques aéreos. As atividades tiveram início na nova usina de Fordo sob a supervisão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Os EUA não ficaram muito contentes com a notícia e afirmam reagir á armas e bloqueio ao Irã. O que se torna mais preocupante é fato de os iranianos tentarem desenvolver uma capacidade nuclear podendo bloquear o estreito de Omuz, área chave de transporte de petróleo do Oriente Médio.
Há várias sanções contra o Irã tentando resolver o problema de forma pacífica. Mas, a inauguração do programa poderá bloquear novas negociações com as grandes potências no sentido de resolver a disputa nuclear por vias diplomáticas.
-Entendendo um pouco mais-
O Irã é uma república islâmica não alinhada com os interesses do Ocidente. Conhecido como Pérsia, passou por várias revoltas na história antiga. O enriquecimento de urânio está no topo da disputa do Irã com o Ocidente, pois a tecnologia pode ser usada para produzir combustível nuclear, mas também material para bombas atômicas. O país afirma que é uma pesquisa com objetivos energéticos para produzir reatores e para o uso em tratamentos de pacientes com câncer se recusando a interromper as atividades.
Carol Vasconcelos
Carol Vasconcelos
Um comentário:
Muito Bom Carol!!
Postar um comentário