Operação fumacê percorre 119 bairros de Fortaleza até sábado

O segundo ciclo da operação fumacê começou na última segunda-feira (14) e prossegue até sábado (19).

O segundo ciclo da operação fumacê começou na última segunda-feira (14) e prossegue até sábado (19). Ao longo desta semana, serão contemplados 18.473 quarteirões de 119 bairros. A operação conta com 30 carros nas ruas de Fortaleza. 

Ao total, serão três ciclos, que devem terminar no dia 26 de maio. O objetivo é combater a proliferação do Aedes aegypti, mosquito da dengue, na cidade. Os carros estão percorrendo as ruas nos horários de 5h às 8h30 e de 16h30 às 20h. 

A recomendação é que as famílias abram janelas e portas para que o inseticida possa alcançar o mosquito que está dentro de casa, nos jardins ou nos quintais. Após o término do terceiro ciclo será realizado o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti(Lira).

Caso o índice permaneça alto e a quantidade de casos notificados e confirmados aumente, a previsão é que a operação prossiga por mais dois ciclos. A operação fumacê começou no dia 7 de maio. A ação está sendo executada pela Secretaria da Saúde do Estado, com apoio do Ministério da Saúde e a pedido da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). 

A aplicação do inseticida provoca o desalojamento do Aedes aegypti e atinge somente o mosquito adulto em pleno voo, ou seja, o inseticida não mata as larvas que estejam em caixas d’água, potes, baldes, pneus, lajes. Daí, a importância da população estar mobilizada para ter cuidados e se proteger do mosquito.

 Fonte:Prefeitura de Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas