Cearense representa o Brasil na ONU


O jovem Iranildo de Sousa Ferreira Embaixador Climático do Programa Climate Generation do British Council e representante da juventude ambientalista brasileira na ONU.
O jovem Iranildo de Sousa Ferreira Embaixador Climático do Programa Climate Generation do British Council e representante da juventude ambientalista brasileira na ONU através do Programa TUNZA-PNUMA foi selecionado para representar o continente Sul- Americano e o Brasil no Parlamento Mundial da Juventude pela Água, World Youth Parliament for Water, sendo o mais jovem do mundo.

Gestão ambiental é um tema que há dez anos o jovem esta em defesa. E tudo isso antes de atingir a maioridade. Com 17 anos, Iranildo já é Embaixador Climático do Programa Climate Generation do British Council e representante da juventude ambientalista brasileira na ONU, através do Programa TUNZA-PNUMA.

Iranildo foi selecionado pela ONU por meio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - PNUMA para representar o Brasil internacionalmente, em setembro-outubro representou o Brasil na Conferência Internacional TUNZA, realizada na Indonésia, no qual contribuiu na elaboração da Declaração de Bandung, documento oficial da Conferência TUNZA, e de propostas a serem apresentadas na próxima Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável “Rio+20”. Em novembro nos representou na Reunião Regional do Programa TUNZA na América Latina e Caribe realizada em Bogotá, Colômbia, a reunião teve como objetivo consolidar uma rede juvenil, além de revisar a estratégia e o plano de ação regional do Programa TUNZA, com a finalidade de aumentar o apoio dos jovens na missão do PNUMA.

Águas e a melhoria da qualidade ambiental da água, gestão compartilhada, utilização e preservação  de forma racional, impacto das mudanças climáticas nos recursos hídricos, direito/ acesso a água potável e saneamento.

 “A constante busca pela sustentabilidade necessária ao desenvolvimento dentro do gerenciamento dos recursos hídricos constitui e formata atualmente um dos principais temas de importância estratégica dentro do cenário mundial, por isso é necessário realizarmos uma gestão compartilhada dos Recursos Hídricos que visem ao mesmo tempo à preservação e a utilização dos recursos ambientais de forma racional.”, diz Iranildo.

Breve Perfil de Iranildo de Sousa Ferreira:
Iranildo de Sousa Ferreira tem 17 anos e há dez anos atua na área socioambiental tendo idealizado o Programa Preservando Para o Futuro - Prefuturo em 2007 no qual hoje exerce a função de Coordenador de Preservação Ambiental. 
Em 2008 participou do processo de organização da III Conferência Nacional Infanto- Juvenil pelo Meio Ambiente (III CNIJMA) e coordenou no Estado do Ceará o Curso de Mudanças Climáticas, Queimadas e Incêndios Florestais: Técnicas, Alternativas e Soluções, através de uma parceria com o PREVFOGO/IBAMA de Brasília. Em 2009/2010 participou da organização do Pacto das Águas no Ceará e começou a orientar no Estado do Ceará junto ao Prefuturo a Campanha Saco é um Saco do Ministério do meio Ambiente.

Iranildo é atualmente Embaixador Climático do British Council por meio do processo seletivo do Programa Climate Generation realizado em 2010 na América Latina e Caribe, foi Ponto Focal da América Latina e Caribe, e é do Brasil, na Constituinte YOUNGO-UNFCCC (United Nations Framework Convention on Climate Change), é Ponto Focal da Juventude Ambientalista do Brasil na ONU através do Programa TUNZA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA e representa o Brasil no Global Ideas blog da Deutsche Welle TV Alemã.
Por:Emanoel Verissimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas