Aromaterapia: a terapia dos cheiros


Conheça a terapia que, por meio de óleos, ajuda a reduzir os níveis de estresse, ansiedade e depressão na mulher.

Por MADSON MORAES
Já pensou em reduzir o estresse e a ansiedade por meio de uma terapia que trabalha com óleos essenciais extraído das plantas aromáticas? E ainda curar a indisposição física e mental? A aromaterapia é uma alternativa para quem busca um tratamento que combata sinais de fadiga, estresse, cansaço, falta de libido e até mesmo dores corporais e retenção de líquido. O tratamento com a aromaterapia trabalha com princípios ativos dos óleos essenciais retirados das plantas que conseguem equilibrar corpo e mente, levando-os ao estado desejado. Assim, podem muitas causas e sintomas.

Segundo a terapeuta holística, Aline Pastori, a aromaterapia, apesar de ser uma terapia natural, deve ser realizada por um especialista uma vez que os óleos possuem uma química forte sendo preciso saber manipulá-los para que se tenha o efeito esperado. "É um tratamento efetivo que aguça nossos sentidos, além de amenizar os sintomas de ansiedade, insônia, depressão, dificuldade de concentração e irritabilidade.

Por meio de óleos essenciais, que são retirados da natureza, é possível ativar a memória olfativa do paciente e despertar muitas sensações, inclusive resgatar traumas e também as boas lembranças", explica a terapeuta. Esses óleos podem ser aplicados ao longo do tratamento de várias formas como inalação, massagem e compressas. Em alguns casos, os resultados podem ser notados imediatamente após a sessão ao fornecerem estímulos e equilíbrio para a jornada do dia a dia.

O QUE SÃO ESSES ÓLEOS ESSENCIAIS?
Os óleos essenciais são extraídos das plantas e são naturais, mas cada um deles possui um conjunto de componente químico que vais gerar sua ação terapêutica, sua cor, seu cheiro, abrangendo diversas funções que são estudadas a partir desta química. A terapeuta holística faz um alerta: é preciso alguns cuidados com os óleos essenciais justamente por ser a essência das plantas.

'Eles são bem concentrados em sua química e não podem ser aplicados diretamente na pele. Deve sempre ser misturado em um óleo vegetal como, por exemplo, o de amêndoa, gergelim, girassol e outros ou em um creme neutro de preferência orgânico. Normalmente se faz um teste para ver se o paciente desencadeia um quadro alérgico', explica Aline.

QUANTAS SESSÕES SÃO NECESSÁRIAS?
É numa das sessões, iniciada sempre por uma conversa, que é feita essa avaliação minuciosa dos estados físicos, emocionais e psicológicos do cliente, inclusive para detectar possíveis contra indicações. Só assim se parte para a prática que é a escolha e a utilização dos óleos que, em sessão, normalmente vem acompanhado de alguma outra técnica como escalda pés, massagem, reflexologia e outras. Normalmente, explica Aline, a sessão leva de 1h a 1h30m dependendo do caso e depois o tratamento segue em casa, no dia a dia, com as recomendações do terapeuta.

QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA A MULHER?
A terapia pode ajudar uma mulher em vários fatores e pode ser utilizado durante a gestação, o que traz um grande benefício emocional e físico. Outra indicação é no período do parto: uma massagem pode ser muito agradável.

Há óleos excelentes para o período pré e pós-menstrual úteis para tratar dor e desconforto nestes períodos. “A aromaterapia pode ajudar muito na prevenção de retenção de líquidos, em tratamentos para a beleza, como por exemplo, para uma pele ressecada e muitos outros”, ressalta Aline.

HÁ CONTRAINDICAÇÃO?
Em linhas gerais, não há contraindicação e a prática pode ser feita em qualquer faixa etária, do bebe até o idoso. Mas possui algumas contra indicações tanto absolutas como relativas que só um profissional capacitado tem capacidade para avaliar. Deve-se tomar um cuidado maior com o período de gestação, pois se a terapia for utilizada de forma errada pode causar dano tanto para à mãe como para o bebê.

PODE SER USADA COM OUTRAS TERAPIAS?
Além disso, por ser uma terapia muito flexível, dá para ser associada com outros tratamentos como massagens, aromatizador, banhos, atendimentos em SPA, tanto facial e corporal. 'É realmente um curinga das terapias naturais', observa a terapeuta holística.
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas