Quarta-feira chegou e junto a ressaca

Foto:Divulgação
Quarta-feira de cinzas é o dia oficial da ressaca. Ele pode competir um pouco com a pós réveillon, mas o fim do carnaval é realmente pesado por vários motivos físicos e psicológicos.
Comecemos pelos físicos: provavelmente, você está extremamente cansado depois de pular quatro dias seguidos; bebeu horrores e esqueceu de se hidratar. Já os psicológicos incluem ressaca moral (quando você lembra que pegou aquele dragão de São Jorge no meio do bloco); e você sabe que o ano realmente vai começar com força total.
Agora chegou a pior parte: curar a maldita ressaca. Para isso, é preciso programar uma desintoxicação. Durante a bebedeira, o aparelho digestivo teve muito trabalho extra. O estômago precisou fabricar mais suco gástrico; o fígado mais bile, além de ter que neutralizar as toxinas presentes pelo álcool. O intestino necessitou produzir mais suco entérico e ainda ficou com o trânsito mais lento.

A água é importante nesse processo. Ela repõe os líquidos perdidos e auxilia na remoção das toxinas acumuladas. As fibras solúveis, como o farelo de aveia ou trigo, arroz integral ou pão integral.

Evite carne vermelha , queijos, molhos e frituras. Elimine ainda os alimentos industrializados, embutidos e enlatados, como salsichas, presunto, biscoitos, entre outros.

Suco anti-ressaca
Maçã: 1 unidade média descascada 
Cenoura: ½ unidade descascada 
Laranja : suco de 1 unidade 
Preparo: pique a maçã e a cenoura e bata no liquidificador com o suco de laranja ou a água de coco. Beba em seguida. Use de 2 a 3 copos neste dia.


Fonte: Realizada com ajuda do estudante de Nutrição Thiago Fontenelles 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas