Novo Exame Para Diagnosticar Calazar


O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Fortaleza está realizando um novo exame para diagnosticar e identificar casos de calazar em cães.
O método é conhecido como ELISA ou Ensaio Imunoenzimático e está sendo oferecido gratuitamente, de segunda a sexta-feira, nos fins de semana e em feriados.

A coleta das amostras é feita no Centro de Zoonoses e em mais dez pontos fixos, localizados em todas as Regionais. A realização do ELISA é uma recomendação do Ministério da Saúde, prevista no Programa de Controle da Leishmaniose Visceral Canina. 

O exame traz maior rapidez, precisão e confiabilidade nos resultados. Antes, o Centro de Zoonoses realizava o diagnóstico por meio do teste conhecido como RIFI ou Imunofluorescência Indireta. "A realização dos dois exames é fundamental, pois traz maior precisão no resultado, reduzindo a possibilidade de diagnósticos errados, dando assim, maior confiabilidade e segurança aos donos de cães. O que evita, inclusive, a eutanásia", explica o coordenador do Programa de Controle de Calazar em Fortaleza, Sérgio Franco. 

Além desses exames, o Centro de Zoonoses realiza visitas nas casas e faz investigações para verificar quais os locais com maior incidência da doença. A partir dessa análise o Centro desenvolve medidas preventivas, como o controle químico. 

A orientação para combater a doença é que as pessoas levem seus cães para fazer o exame, pelo menos duas vezes ao ano, mantenham o quintal sempre limpo e caso tenham algum animal com a doença, entreguem para o Centro de Zoonoses para que não haja a proliferação da doença.

Confira os locais de realização do exame:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas