Empresarios dos Trade Turístico visitam Centro de Eventos

Na manhã desta terça-feira (6), o secretário do Turismo do Ceará, Bismarck Maia, recebeu um grupo formado por quase cem representados e associados do Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins do Estado do Ceará (Sindieventos CE), além de empresários do Trade Turístico cearense para uma visita técnica ao Centro de Eventos do Ceará (CEC).
O encontro teve como objetivo a apresentação das instalações físicas concluídas do equipamento. Vale acrescentar que o EXPOCEARÁ (como também está sendo chamado) está com 91,09% das obras físicas executadas.

A construção do equipamento, cujo projeto arquitetônico foi inspirado em aspectos típicos da paisagem e do artesanato cearense, foi iniciada em agosto de 2009 e está sendo realizada pelo consórcio composto pelas construtoras Galvão Engenharia S/A e Andrade Mendonça S/A. Orçada em R$ 380.862.581,56 milhões (obras físicas, elevadores e escadas), a construção é uma demanda da Secretaria do Turismo do Estado (Setur).
“Podemos assegurar que a partir de julho de 2012 este Centro estará recebendo grandes eventos, não apenas do Ceará, mas de outros estados também” - assegurou o secretário Bismarck Maia
Ao todo, são 176 mil m² de área construída em terreno de 17 hectares; 21 mil m² de jardins, e 3,2 mil vagas de estacionamento. Além disso, serão instalados vestiários, refeitórios, ambulatórios, banheiro família e fraldário, salas para produção de eventos, administração, segurança, brigada de incêndio, juizado de menores, vigilância sanitária e ouvidoria.
Segundo Bismarck Maia este esforço somente terá sucesso se “todos – setor público e empresas privadas – estiverem conscientes da grandiosa obra e os seus desdobramentos dentro da Cadeia Produtiva do turismo cearense”
Outra característica do equipamento é a sustentabilidade: refrigeração, iluminação, sanitários e acessibilidade atendem aos principais requisitos de preservação do meio ambiente e favorecem aos que têm dificuldades de locomoção. Por exemplo: o sistema de climatização, presente em todos os setores, possui central de água gelada e tanque de termoacumulação, o que reduz consideravelmente o consumo de energia e prolonga a vida útil do sistema. Além disso, os sanitários possuem sistemas de escoamento de dejetos a vácuo, o que reduz o consumo de água.
Por ser considerado o mais moderno da América Latina, com capacidade para abrigar até 30 mil pessoas em um único evento, o empreendimento abrirá novos caminhos para o desenvolvimento econômico do Ceará. Depois de concluído, o CEC será um polo para negócios que irão elevar a qualidade profissional dos serviços, além de receber visitantes em todos os períodos do ano, incrementando ainda mais o turismo da região.
 “Não podemos pensar o Centro de Convenções apenas como um empreendimento que abrigará grandes eventos. Claro que ao trazermos para cá uma grande feira têxtil estaremos incrementando a indústria têxtil do nosso Estado. Mas não é só isso. As pessoas que para cá virão estarão consumindo – por exemplo - os produtos de nossa agricultura, transformados em gastronomia, estarão visitando nossas feiras de artesanato, frequentando nossos hotéis etc.” frisou Bismarck
Quando estiver em pleno funcionamento, o novo centro de feiras deverá oferecer 400 empregos diretos e dois mil empregos indiretos, totalizando 2.400 pessoas empregadas direta e indiretamente, capacidade esta que poderá aumentar de acordo com o porte do evento.
Por:Laércio Caporalini
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas