Dia Mundial de Luta Contra a Aids

O Dia Mundial da Luta Contra a Aids, comemorado dia 1 de dezembro, foi criado para fortalecer o combate à doença, para despertar nas pessoas a importância e a necessidade da prevenção e a compreensão do que é a síndrome. O foco deste ano é a vulnerabilidade ao HIV/Aids entre a população de jovens gays.
A ação também irá ocorrer nos municípios de Brasileia, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó e Tarauacá.

Nesta quinta, 1, a Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com a Coordenação Municipal de DST/Aids, estará no Senadinho realizando testes rápidos de HIV e orientando as pessoas sobre a doença, a partir das 8 horas. Segundo a gerente da Divisão de Agravos Transmissíveis, Francimary Muniz, além da distribuição de preservativos e materiais informativos, como banner e folders, e do teste rápido de HIV, a partir das 17 horas haverá uma passeata com jovens da escola de ensino médio do Protagonismo Juvenil, que faz parte do Projeto Saúde na Escola.

Francimary esclarece que desde o início da epidemia da Aids no Acre, na década de 80, até 2011, foram notificados 574 casos, sendo que 80% só na capital - desse número, 348 estão vivos e em tratamento. Durante esse período ocorreram 266 óbitos. Em 2011 foram registrados cinco casos de Aids no Acre. Comparado a 2010, com 16 casos, houve uma queda nas notificações da doença.
Fonte:Agência Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas