Uma manifestação realizada por professores e estudantes nos jardins da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) acabou em invasão e depredação na manhã desta terça-feira (30), no Bairro Benfica, em Fortaleza. Segundo informações da UFC, a segurança do campus teve de ser acionada.
Três portas e diversos objetos foram quebrados durante a invasão dos manifestantes que, só deixaram o prédio, após a chegada dos seguranças. Eles exigem a implantação total do sistema de cotas na universidade, o qual determina que 50% das vagas sejam reservadas para os alunos de escolas públicas. As 11h, estudantes e professores ocupavam novamente os jardins da reitoria.
Até o momento, o Conselho Universitário (Consuni) da UFC decidiu implantar 12,5% (1/3 do total de 50%) a cada ano até 2014, prazo final dado pelo governo federal para implementação total do sistema de cotas. Uma reunião do Consuni marcada para esta manhã foi cancelada após a invasão, a reitoria deve divulgar um parecer sobre a manifestação às 15h desta terça.
"O que queremos é acelerar a adaptação ao sistema de cotas. A lei determina que os 50% sejam dados em até três anos, mas tendo em vista situação de alunos de escolas públicas, que têm menos condições de disputar um vestibular, a lei precisa ser integralmente aplicada já em 2013", avalia o estudante Edir Soares, que participou do protesto na manhã desta terça-feira.
Fonte:G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário