A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO

Snyders (1992) comenta que a função mais evidente da escola é preparar os jovens para o futuro, para a vida adulta e suas responsabilidades.
Mas ela pode parecer aos alunos como um remédio amargo que eles precisam engolir para assegurar, num futuro bastante indeterminado, uma felicidade bastante incerta.

Por isso a música pode contribuir para tornar o ambiente escolar mais alegre e favorável a aprendizagem, afinal ‘ propiciar uma alegria que seja vivida no presente é a dimensão da pedagogia, e é preciso que os esforços dos alunos sejam estimulados, compensados e recompensados por uma alegria que possa ser vivida no momento presente’ (Snyders,1992,p.14).

Além de contribuir para deixar o ambiente escolar mais alegre, pode ser usada para proporcionar uma atmosfera mais receptiva à chegada dos alunos, oferecendo um efeito calmante após períodos de atividades físicos e reduzindo a tensão em momentos de avaliação. A música também pode ser usada como um método pedagógico no aprendizado de diversas disciplinas. 

O educador pode selecionar músicas que falem do conteúdo a ser trabalhado em sua área, para tornar a aula mais dinâmica, atrativa e ajudar a recordar as informações. Mas, a música também deve ser estudada como material em si, como linguagem artística, forma de expressão e um bem cultural.

 A escola deve ampliar o conhecimento musical do aluno, oportunizando a convivência com os diferentes gêneros, apresentando novos estilos, proporcionando uma analise reflexiva do que lhe é apresentado, permitindo que o aluno se torne mais crítico. Conforme Marsico (1982, p148) “[...] uma das tarefas primordiais da escola é assegurar a igualdade de chances, para que toda criança possa ter acesso à música e possa educar-se musicalmente, qualquer que seja o ambiente sócio-cultural de que provenha.” 

Quer dizer, música não para formar músicos, mas sim, cidadãos autônomos, capazes de pensar, refletir e escolher o que é melhor para ele.







Cleide Araújo
Psicopedagoga
Colunista Tv Badalo Ceara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas