Morre Betty Ford, Viúva de Gerald Ford

Betty Ford, viúva do ex-presidente americano Gerald Ford, morreu nesta sexta-feira aos 93 anos, informou a diretora da Biblioteca Presidencial de Gerald Ford, Elaine Didier.


Betty foi primeira-dama dos Estados Unidos entre 1974 e 1977 e ficou conhecida por ser a fundadora de uma famosa clínica de reabilitação de dependências que levava seu nome em Palm Springs, Califórnia.

'Durante toda a sua vida, Betty Ford se distinguiu por sua coragem e compaixão', disse em comunicado o presidente americano, Barack Obama, ao destacar sua luta como defensora dos direitos das mulheres.

'Embora sua morte seja motivo de tristeza, sabemos que organizações como o 'Betty Ford Center' prestarão homenagem a seu legado oferecendo a um sem número de americanos uma nova oportunidade de vida', acrescentou o líder.

A viúva do 38º presidente dos EUA morreu rodeada por seus entes queridos, segundo a rede de televisão 'CNN', que ainda não informou onde aconteceu.

Nascida em Chicago em 1918, Betty se casou com Gerald Ford, seu segundo marido, em 1948, com quem se mudou para Washington, onde Ford trabalhou como congressista por 25 anos.

Gerald Ford foi vice-presidente da Administração republicana de Richard Nixon e se tornou presidente após a renúncia deste pelo caso Watergate em 1974.

Posteriormente, seu marido perdeu as eleições em 1976 contra o democrata Jimmy Carter.

Pouco após sair da Casa Branca, a ex-primeira-dama surpreendeu à opinião pública americana ao anunciar em 1978 sua internação no Hospital Naval de Long Beach, Califórnia, para se tratar contra dependência de remédios e álcool.

Após a recuperação, fundou em 1982 o 'Betty Ford Center', que se tornou um dos centros de tratamento para viciados em diversas substâncias mais reconhecidos nos EUA.

Betty Ford, uma ativa colaboradora em diversas campanhas sociais para conscientizar a população sobre aids e câncer de mama, publicou duas autobiografias 'The Times of my Life' (1978) e 'Betty: A Glad Awakening' (1987).
Fonte:EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas