Brincar é algo indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança, pois irá contribuir, no futuro, para a eficiência e o equilíbrio da mesma quando for adulta.
A criança quando brinca ela está em um momento de autoexpressão e autorrealização. As atividades livres como as dramatizações, os blocos lógicos, as peças de encaixe, a música e as construções desenvolvem a criatividade.A fantasia começa a penetrar em um mundo que só a criança conhece constituindo um desafio que promove e facilita as suas escolhas e suas decisões. A partir do momento em que a criança tem contato com o brinquedo, ela experimenta, descobre, inventa, aprende e confere habilidades, sem falar que estimula a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, proporcionando o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração e atenção. Mas, para que o brinquedo seja significativo para a criança é preciso que tenha pontos de contato com a sua realidade.
Sempre que entregar um brinquedo a criança, deixe que a mesma explore livremente esse brinquedo, mesmo que a exploração não seja a que você espera que aconteça. O que não devemos fazer é interromper o pensamento da criança ou atrapalhar a simbolização que está sendo feito pela mesma naquele momento. A participação do adulto é simplesmente a de ouvir, motivá-la a falar, pensar e inventar.
Não se deve de maneira nenhuma, impor uma forma única de agir, porque fazendo assim a criança estará limitada e ficará a mercê daquilo que queremos que ela imite. O momento em que a criança está absorvida pelo brinquedo é um momento mágico e precioso, em que está sendo exercitada a capacidade de observar e manter a atenção concentrada e que irá inferir na sua eficiência e produtividade quando adulto. Saiba que a participação de um adulto na brincadeira da criança faz elevar o nível de interesse, enriquece e contribui para a socialização, ao mesmo tempo em que a mesma sente-se segura, prestigiada e desafiada, descobrindo e vivendo experiências tornando o brinquedo um recurso mais estimulante e rico em aprendizado.
" Os professores podem guiá-las proporcionando-lhes os materiais apropriados, mas o essencial é que, para que uma criança entenda, deve construir ela mesma, deve reinventar. Cada vez que ensinamos algo a uma criança estamos impedindo que ela descubra por si mesma. Por outro lado, aquilo que permitimos que descubra por si mesma, permanecerá com ela." ( Jean Piaget)
Nenhum comentário:
Postar um comentário