O Autismo é um distúrbio de desenvolvimento que atinge cinco a cada dez mil pessoas. Em geral a doença é diagnosticada antes dos três anos de idade, e se caracteriza por alterações de comportamento na comunicação, na imaginação e na interação social.
O projeto aprovado pelos senadores garante aos que têm esse transtorno todos os direitos já assegurados em lei às pessoas com deficiência.
O texto também prevê a criação de um sistema integrado de atendimento à pessoa autista, com o objetivo de articular as políticas federais, estaduais e municipais voltadas a esse segmento. Relatora da matéria na comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, a senadora Ana Rita, do PT capixaba, defendeu a sua aprovação.
(ANA RITA ) É chegada a hora de o país contar com uma legislação que não apenas reconheça e assegure os direitos das pessoas atingidas pelo problema, as pessoas com transtorno do espectro autista, suas famílias e cuidadores, como também estimule e favoreça o seu enfrentamento. (Celso) A matéria segue agora para a Câmara dos Deputados.
Celso Cavalcanti
Fonte:Agência senado
Nenhum comentário:
Postar um comentário