Senado da Argentina aprova uso de maconha medicinal

O Senado da Argentina aprovou nesta quarta-feira (29) uma lei que autoriza o uso de óleo de maconha com fins medicinais no país.
O projeto recebeu todos os 58 votos no plenário do Senado, sendo aprovado com unanimidade e na presença de um grupo de mães com filhos doentes.
O projeto de lei foi aprovado na Câmara dos Deputados em novembro.

De acordo com ao jornal "El Clarín", a lei estabelece um marco regulatório para a pesquisa médica e científica sobre o uso da substância e seus derivados e garante o acesso gratuito ao óleo que é extraído da planta. Este óleo, em princípio, será importado dos Estados Unidos, de acordo com o jornal.

Ainda segundo o jornal, a lei foi impulsionada por famílias de pacientes usuários de óleo de cannabis, a planta da maconha, e por setores da comunidade médica e científica que defendem o uso terapêutico da substância.

Caso de epilepsia grave
Em setembro de 2016, a província de Chubut, na Patagônia, aprovou o uso do óleo de cannabis para o tratamento da Síndrome de Dravet, uma forma de epilepsia grave na infância. Naquele caso, a origem da lei foi uma mobilização de parlamentares da cidade de Comodoro Rivadavia, comovidos com o caso de uma criança chamada Micaela que sofria da doença.
A Medicina tradicional não tinha conseguido resolver satisfatoriamente o quadro clínico de Micaela e se começou a considerar experimentar nela o uso de Charlotte Web. Os parlamentares se inspiraram em um caso bem-sucedido de tratamento de uma menina na cidade americana de Colorado Springs.
Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas