Ação alerta os homens sobre cuidados com a saúde

Nesta quarta-feira (19), técnicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) vão ao Shopping Benfica para realizar atividades de orientação sobre a saúde do homem e prevenção do câncer de próstata.
A equipe estará no estabelecimento das 14 horas às 19 horas, com distribuição de preservativos, folders educativos e orientações sobre tabagismo, DSTs/Aids e alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O número de casos novos da doença previsto para este ano no Ceará é de 2.350. Em 2011, foram registrados 562 óbitos causados por câncer de próstata. Em 2012, o câncer de próstata causou 605 mortes. Em 2013, foram 652 óbitos.

Pesquisa divulgada este ano com avaliação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem aponta que 57,9% da população masculina que passa por problema de saúde não procura atendimento médico. A grande maioria dos homens nessa situação deixa de ir a um serviço de saúde por não achar importante. Realizada pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueiras (IFF), unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a pesquisa revela que, quando procuram uma unidade de saúde, os homens o fazem, principalmente, por causa de doença aguda ou crônica existente. O segundo motivo é a busca por medicamento e, em terceiro lugar, por situação específica da saúde do homem, como disfunção erétil, obstrução urinária, suspeita de câncer de próstata, vasectomia e busca por preservativo.

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem foi lançada em 2009 para facilitar e ampliar o acesso da população masculina de 20 a 59 anos aos serviços de saúde, além de criar mecanismos para melhorar a assistência. No Ceará, a Secretaria da Saúde do Estado, através da Coordenadoria de Políticas de Atenção à Saúde (Copas), GT Saúde do Homem e do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nuast), operacionalizam a aplicação da PNAISH com a finalidade de reduzir a morbidade da população masculina através do enfrentamento racional dos fatores de risco e melhoria do acesso às ações e aos serviços de assistência.

Na rotina da atenção à saúde do homem, o Centro de Saúde do Meireles, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, localizado na Avenida Antônio Justa, 3113, Meireles, funciona também à noite como opção de atendimento à população masculina. A implantação do turno noturno, que funciona de segunda a sexta-feira, das 17 às 21 horas, é uma estratégia que permite o atendimento em saúde aos homens, para que não haja o comprometimento de um dia de trabalho, pretexto muitas vezes usado para não cuidarem da própria saúde.

Em Fortaleza, 3,8% dos homens maiores de 18 anos avaliam negativamente o seu estado de saúde, conforme o Vigitel 2013 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), realizado pelo Ministério da Saúde. Com relação aos fatores de risco, segundo o levantamento, 10% dos homens são fumantes, 54,2% estão com excesso de peso (Índice de Massa Corporal maior que 25kg/m2), 19,4% são obesos (Índice de Massa Corporal maior que 30 kg/m2), 18,5% têm diagnóstico médico de hipertensão arterial, 6,9% têm diagnóstico de diabetes e 13,2% têm diagnóstico de dislipidemia (presença elevada de gorduras no sangue, como colesterol e triglicérides).

SERVIÇO:
Comunicação da Sesa
3101.5220 / 3101.5221)
Twitter: @SaudeCeara
www.facebook.com/SaudeCeara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas