Bloqueador de aparelho pirata começa a funcionar hoje (17)

Celulares piratas, os famosos "xing-lings", estão com os dias contados no Brasil. Isso porque começa a operar nesta segunda-feira (17) o Sistema Integrado de Gestão de Aparelhos (Siga), programa desenvolvido pelas operadoras brasileiras para bloquear tablets, smartphones e aparelhos falsificados no país.
Aparelhos que não possuem certificação da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, também serão bloqueados. As informações são do G1.
No entanto, a medida não vai desativar os dispositivos de imediato. A partir de hoje, o Siga vai montar um banco de dados com informações sobre todos os equipamentos eletrônicos em uso no Brasil e a desativação dos gadgets falsificados só acontecerá em setembro. O objetivo é combater o contrabando e garantir mais segurança e qualidade da infraestrutura de serviços aos usuários, já que os xing-lings podem interferir no sinal das prestadoras e até causar acidentes domésticos, como incêndios e explosões.
Todos os aparelhos que usam chip e acessam a rede móvel das operadoras de telefonia móvel do país serão afetados pelo novo sistema. Máquinas de cartão de crédito que não foram homologadas pela agência também serão desabilitadas. O processo de homologação consiste na realização de vários testes que verificam se o produto em questão atende algumas exigências técnicas. Só depois de passar por esses testes e receber a autenticação da Anatel é que o item pode ser vendido no país.
O software também vai bloquear eletrônicos originais que foram importados ou comprados no exterior, desde que o modelo não tenha sido certificado no país - como é o caso do HTC One. Dessa forma, a recomendação da agência é que o consumidor confirme se o produto foi homologado por aqui antes de comprá-lo em outras partes do mundo. Para saber se o aparelho foi certificado pela Anatel, o usuário pode procurar por um selo nas embalagens ou nos próprios dispositivos comercializados no Brasil. Também é possível buscar pelos gadgets homologados e certificados pelo órgão clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas