Prisão de ventre?


Conheça seis frutas que te ajudarão a tratar o problema.

A prisão de ventre é um problema muito comum que atinge boa parte da população. Esse mal pode trazer problemas como cólicas leves ou em casos mais extremos sérios problemas intestinais, como fissuras, hemorroidas ou inflamação intestinal. Esse problema é muito recorrente e estudos vêm sendo feito a respeito, encontrando resultados que de 2 em cada 3 mulheres, possuem esse problema.


As causas para a prisão de ventre são muitas, mas em sua grande maioria estão relacionadas à alimentação, quando há uma ingestão baixa de fibras alimentares. As fibras são as maiores estimuladoras para o funcionamento do intestino, facilitando o funcionamento dele. Elas são encontradas principalmente em alimentos de origem vegetal como as frutas legumes e verduras.


Veja abaixo algumas frutas que podem ser incluídas na alimentação, fornecendo fibras e diminuindo as chances do aparecimento da prisão de ventre:


Ameixa: é a mais conhecida para promover esses benefícios, possui grande quantidade de fibras em sua composição, além disso, estudos provaram que a ameixa preta e seu suco, tem o poder de aumentar o trabalho intestinal por terem um componente chamado de ácido diidroxifenil isatina.


Mamão papaia: também é rico em fibras, além disso, possui em sua composição um componente chamado Papaína, que facilita a digestão de proteínas, ajudando no processo de digestão, facilitando o trabalho e a exposição desse tipo de nutriente com o intestino.


Kiwi: possui em sua composição um componente conhecido como actiniidina que estimula uma parte do intestino chamado cólon, que aumenta o seu funcionamento, dessa forma estimulando o funcionamento de todo o intestino.


Figo: possui um componente que tem efeito parecido com a Papaína, esse componente é chamado de ficina, facilitando a digestão de proteína, favorecendo o trabalho do intestino. Além de possuir boa quantidade de fibras em sua composição.


Frutas secas: possui boa quantidade de fibras em sua composição, fazendo com que se atinja mais facilmente a quantidade de fibras necessárias para o dia.


Frutas com casca: as cascas das frutas, como a maçã ou pera, possuem uma grande quantidade de fibras, que vão ajudar no funcionamento intestinal, por isso, opte sempre em consumi-las com a casca.

Além das frutas, legumes e verduras, é fundamental incluir a água na alimentação, pois apenas com ela, as fibras tem seu funcionamento efetivo. Deve-se ingerir de 1,5 a 2 litros de água diariamente.
Bruno Machado
Nutricionista do Dieta e Saúde 
CRN3: 35680/P

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas