Prefeito renuncia por considerar salário muito baixo


A renúncia do ex-prefeito de Paranapanema, Márcio Faber, na quarta-feira (31), trouxe surpresa aos moradores da cidade.
Depois de sete meses na administração municipal, o eleito deixou a função por considerar o salário pago ao chefe do executivo muito baixo. O valor é de R$ 5,8 mil. Anteriormente, Faber tinha um salário de R$ 30 mil atuando como médico.
De acordo com o professor Julio Teixeira Guimarães, que mora na cidade, a notícia pegou muita gente de surpresa. “Até então ninguém sabia. De repente veio aquele impacto que o prefeito tinha renunciado”, diz.

O sentimento de surpresa era demonstrado por diversas pessoas, conforme reportagem exibida nesta quinta-feira (1º) pela TV TEM (veja o vídeo). Os moradores ainda questionam o motivo alegado pelo político para deixar a prefeitura. O auxiliar de escritório Geraldo de Assis aponta que antes mesmo da candidatura o prefeito já sabia sobre o valor do salário. “Porque ele se candidatou se ele sabia que não ganharia o mesmo valor que ganhava como médico?”, questiona.

árcio Faber ressalta que sabia do valor, mas acreditava que conseguiria dividir o tempo entre a prefeitura e a medicina. Ele tem especialização em ginecologia. Além disso, tinha o ideal de ajudar em melhorias na cidade.  Depois de assumir a prefeitura, percebeu que não haveria condições de atuar como médico. “Para evitar complicação maior de uma cassação, eu resolvi renunciar. Quando chegamos à prefeitura, encontramos muitas coisas erradas e passei muito tempo sem praticar a medicina. Isso me gerou transtornos financeiros”, afirma.
Márcio Faber foi eleito em outubro de 2012, com 5.873  votos. Ele fazia parte da coligação 'Inovação é agora', que reunia os partidos PT e PV. Esta foi a primeira vez que Faber concorreu a um cargo público.
O ex-prefeito afirma ainda que a renúncia foi o único meio encontrado para ter melhor salário. “Na verdade eu tinha duas alternativas: ou eu volta a trabalhar e ganhava meu dinheiro honestamente, ou tirava isso da prefeitura”, comenta.
O novo prefeito de Paranapanema (SP), Antônio Hiromiti Nakagawa, que era até então o vice-prefeito,  iniciou os trabalhos de administração da cidade. O cargo foi transferido a ele ainda na tarde de quarta-feira em sessão extraordinária na Câmara de Vereadores. Ele fez o juramento diante de dezenas de pessoas.
Aos 67 anos, Nakagawa afirma que não esperava assumir o cargo de prefeito. “Historicamente, o vice-prefeito quase que não aparece, então, a gente achava que não iria participar neste sentido da administração da cidade. Agora mudou tudo”, ressalta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas