Por que o Brasil precisa fazer investimentos mais em Educação?

O país afunda cada vez mais numa dívida histórica com seu sistema educacional. E para saná-la, são necessários uma boa gestão e muito dinheiro.
O Brasil precisa garantir além do cumprimento da Lei do Piso, planos de carreira que incluam o aumento na remuneração média dos profissionais da Educação. Também contratar mais docentes e acima de tudo criar programas conscientes de formação continuada, para que esses profissionais estejam cada vez mais habilitado. Vale ressaltar que o dinheiro por si só não é capaz de resolver de forma mágica nenhum dos problemas do nosso ensino. O que precisamos é garantir a boa gestão do investimento, senão as coisas não funcionam. 
A chave para garantir a aprendizagem, seja ela para crianças, adolescentes, jovens ou adultos, são os profissionais bem formados, planejamento e propostas diversificadas. E uma coisa que a sociedade em si precisa fazer é valorizar o profissional da Educação. Muitas vezes a Educação Infantil brasileira é vista como uma etapa menos importante e os educadores são desvalorizados financeiramente. E a idéia de que os melhores devem lecionar para os anos finais para dar conta do que não foi ensinado antes deveria ser o contrário: é preciso valorizar os momentos em que as crianças aprendem as primeiras noções de Matemática e a ler e a escrever. Sabemos que a Educação Infantil é muito importante para a formação das crianças. Ela permite o acesso dos pequenos a um universo de saberes criado pelos homens em todos os campos do conhecimento. 
Na escola desde cedo, as crianças tem a chance de aprender com boas propostas de literatura e música, desenvolver a expressão artística e a linguagem oral, além de conviver com outras pessoas, resolver situações problemas, se aproximar do mundo da escrita e conhecer o que está além de suas experiências pessoais. Por isso envestir em EDUCAÇÃO é tão importante.



3 comentários:

Anônimo disse...

Se o país não caminhar rumo ao crescimento da sociedade por meio da educação, seremos sempre um país pobre de conhecimento.

Ana Cláudia Mourão
Doutora em Ciências da Educação - Vitória-ES

Anônimo disse...

Obrigada pelo comentário querida.

Cleide Araújo

Anônimo disse...

Cleide
Você é show e sabe o que diz. No futuro quero ser igual a você querida.

Ana Lúcia - Pedagoga
Rio de Janeiro-RJ

Postar um comentário

>>Ultimas