Professores do RJ realizam expedição em carro movido a óleo de cozinha

Três professores aventureiros saíram de uma escola em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, rumo à Terra do Fogo, a bordo de um Mercedes-Benz 1958 movido a óleo de cozinha.
O combustível sustentável foi coletado por mais de 800 alunos, que acompanharam a viagem através das redes sociais.

Os professores Gilmar Guedes, Marco Aurélio Berao e Robson Silva Macedo, da Escola Estadual Brigadeiro Schorcht, levaram 37 dias para chegar à Ushuaia, na Terra do Fogo. A expedição, chamada de “Jornada nas Estrelas”, teve início em janeiro e passou por 29 cidades, reunindo dados que podem ser utilizados por várias disciplinas e disseminando conceitos de sustentabilidade na escola e na internet, onde foram publicadas as informações sobre a viagem.

O automóvel utilizado pelos professores ganhou um tanque extra para acomodar os 200 litros de óleo de cozinha coletados com a colaboração de mais de 800 alunos. Mesmo assim, foi preciso reabastecer o Mercedes-Benz 1958. Trezentos litros do resíduo foram adquiridos através de mobilizações nas redes sociais e outra parte foi doada por empresários argentinos. No entanto, o combustível verde não supriu a demanda total da viagem – e foi utilizado apenas durante um terço do trajeto.

Para Gilmar Guedes, professor de Filosofia e proprietário do automóvel ecológico, a viagem deverá servir de exemplo para os alunos, tanto de vida, como de superação. “Se três professores conseguiram alcançar o ‘fim do mundo’ com poucos recursos e com um carro antigo movido a óleo de fritura, os alunos também podem alcançar o que desejarem se depositam energia naquilo que fazem”, explica.

A expedição sustentável para a Terra do Fogo rendeu mais de 20 mil registros fotográficos em diversas paisagens. Depois de editado, o material deverá dar origem a um documentário e a uma exposição fotográfica, ainda sem data para serem lançados.
Fonte:CicloVivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas