Mulher cuida de filha com deficiência enquanto recolhe lixo

Maria Pereira coleta materiais recicláveis pelas ruas para compor renda.Rosinha Pereira Pinto tem 19 anos e nasceu com síndrome de Edwards.

Maria Regina Pereira, de 47 anos, recolhe materiais recicláveis no bairro IAA, na região de Santa Terezinha, em Piracicaba (SP), sempre acompanhada da filha Rosa Izabel Pereira Pinto, que tem 19 anos e uma deficiência que a mantém dependente dos cuidados da mãe praticamente 24 horas por dia.

Sem ter carro ou condições de deixar a jovem com alguém, Maria arrasta os recicláveis com uma das mãos enquanto, com a outra, empurra a cadeira de rodas de Rosa pelas ruas. "Foi a forma que encontrei de trabalhar e ficar com a minha filha", diz a recicladora, que completa: "Não é fácil, mas faço com orgulho. Sei que, apesar das dificuldades, faço bem para o planeta e ainda ganho um dinheirinho para complementar nossa renda".

Rosinha, como é chamada pela mãe, nasceu com a síndrome de Edwards, doença que causa paralisia cerebral, má formação nos pés e uma deformação na região entre o céu da boca e a parte interna do nariz.
“Quando minha filha nasceu, em 1993, saí do trabalho para me dedicar totalmente a ela. Meu marido nos deixou quando Rosinha tinha sete anos e, a partir daí, comecei a lutar para cuidar dela e do meu filho mais velho, que atualmente é casado e também não mora mais com a gente”, afirma.
A recicladora diz que a história com Rosinha já mobilizou alguns moradores do IAA. “Eles gostam da gente, sempre nos cumprimentam. A cadeira de rodas, inclusive, foi o pessoal da vizinhança que fez uma vaquinha para nos dar de presente.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas