5 imagens médicas incríveis

Todos os anos, graças aos avanços da medicina, milhões de pessoas são salvas de ferimentos e doenças que, algumas décadas atrás, certamente iriam matá-las – ou deixar graves sequelas. Conheça a seguir cinco casos bizarros, recentes e, felizmente, solucionados.

1 – Cano na cabeça
Durante um acidente de carro em 2010, um cano de ferro com 5 cm de diâmetro e 15 cm de comprimento entrou na boca de Andrew Linn e saiu pela parte de trás de seu pescoço. É difícil dizer o que é mais impressionante: o fato de Linn ter sobrevivido ao ferimento; o fato de não ter reclamado de dor; ou o fato de ter saído da cirurgia com poucas sequelas. O caso foi relatado no periódico Las Vegas Review-Journal.

2 – A engolidora de facas
Para mostrar aos amigos que não tinha reflexo de engasgo, uma mulher de 30 anos cutucou a úvula (aquela “bolinha” que fica no fundo da boca) usando uma faca (!) e acabou engolindo o talher. Graças a um procedimento chamado esofagogastroduodenoscopia, os médicos que a atenderam puderam remover a faca sem ferir a paciente, que se recuperou bem. O caso ocorreu em 2012 e foi relatado no periódico New England Journal of Medicine.

3 – Cabelo no olho (literalmente)
Quando foi ao médico porque sentia incômodo ao piscar, um jovem de 19 anos foi surpreendido pelo diagnóstico: tratava-se de um pequeno tumor que ele tinha desde o nascimento e que só foi percebido quase duas décadas depois. O tumor (em que chegaram a crescer fios de cabelo) foi removido com sucesso, como relataram os médicos responsáveis, em janeiro deste ano.

4 – Bolhas meio-a-meio
Um paciente de 66 anos tinha bolhas em seu corpo que, ao contrário do que normalmente ocorre, estavam preenchidas metade por um líquido amarelado, metade por um transparente, um sintoma chamado “dermatose pustular subcorneal”, que pode ser causado pelo uso de certas drogas (no caso desse paciente, porém, não se descobriu a causa). O tratamento com esteroides foi um sucesso, de acordo com os médicos.

5 – Garrafa de cerveja “naquele lugar”
Intoxicação, sangramento retal, dor abdominal e estado mental alterado levaram um homem de 35 anos a procurar um hospital no México. Um exame retal havia revelado um “objeto estranho” dentro do corpo do paciente – uma garrafa de cerveja, conforme demonstrou um exame de raio-X feito em seguida. A equipe conseguiu tratar todos os sintomas e remover cirurgicamente a garrafa – no relato, porém, não explica como ela havia parado lá (e melhor não imaginarmos tabmém).
Fonte:[MHND]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas