Exame de Calazar fica mais rápido e confiável

O Núcleo de Zoonoses da Secretaria Executiva Regional (SER) I começou a utilizar uma nova forma de diagnosticar a Leishmaniose Visceral Canina (LVC), mais conhecida como calazar. A novidade foi implantada nesta semana e as equipes de zoonoses da área estão sendo treinadas para utilizarem o novo método.


O teste rápido DPP, Dual Parth Platform ou Plataforma de Duplo Compartilhamento, oferece o resultado em cerca de 20 minutos, sem a necessidade de análise laboratorial. O exame é feito por meio de uma fita contendo reagentes, mecanismo semelhante aos dos testes de gravidez. Com isso, o diagnóstico é feito na mesma hora, em campo, sem a necessidade do envio de amostras para laboratórios especializados.

Quando o teste rápido detecta casos positivos, é necessária a realização de outro exame para confirmação, conhecido como Elisa, feito por meio de análise de amostra de sangue em laboratório. Antes da mudança, o teste Elisa era utilizado como triagem e identificação dos animais doentes e, em caso positivo, a confirmação era feita por meio de análise laboratorial realizada com uma reação de imunofluorescência indireta (Rifi).

Saiba mais
Leishmaniose visceral, ou calazar, é uma doença transmitida pelo mosquito-palha ou birigui que, ao picar, introduz na circulação do hospedeiro o protozoário Leishmania chagasi. Nos centros urbanos, a transmissão se torna potencialmente perigosa por causa do grande número de cachorros, que adquirem a infecção e desenvolvem um quadro clínico semelhante ao do homem.
Fonte:SMS/FORTALEZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas