Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação Anti-Rábica será sábado

Acontece no próximo sábado (10), das 8 às 17 horas, o Dia “D”da Campanha de Vacinação Anti-Rábica Animal, voltada para combater a transmissão da raiva em cães e gatos.
A abertura oficial da campanha ocorre na sexta-feira (9), às 8h30, na Praça Monsenhor Linhares, no bairro Parquelândia. Na capital, a campanha de vacinação é promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa). A expectativa é que no Dia “D”, 100% dos cães e gatos da cidade sejam vacinados, o que representa mais de 310 animais, sendo 220.300 cães e 90 mil gatos.

No Dia D serão 851 postos fixos de vacinação estarão espalhados nas seis regionais. Além disso, três mil pessoas, entre agentes sanitaristas, agentes de saúde, servidores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), acadêmicos de veterinária e veterinários, servidores e funcionários do Centro de Controle de Zoonoses e da Célula de Vigilância Sanitária (Cevisa), devem participar do Dia “D”. A orientação é que cães e gatos a partir de três meses de idade, sejam vacinados nesse sábado
e que, após 30 dias, recebam uma dose de reforço da vacina nos postos fixos de vacinação.

Há oito anos, o município de Fortaleza não registra casos de raiva urbana. Para manter esse quadro favorável, é necessário que os donos de animas mantenham os cuidados e os levem para serem vacinados contra a raiva, pois existe risco da doença ressurgir já que quase todos os dias ocorrem agressões de animais a pessoas. De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses, em 2011, foram registradas 3.735 agressões em Fortaleza, e até agosto de 2012, foram notificados 3.570 casos de agressão de animais a humanos. Na campanha do ano passado, em Fortaleza, foram vacinados 250.735 animais, representando 83% da meta que era imunizar 300 mil animais. Dos vacinados, 182.716 eram cães e 68.009 gatos.

Sobre a Raiva
A raiva é uma zoonose viral, transmitida pelo Vírus Rábico, que causa encefalomielite progressiva aguda e pode levar a óbito. A transmissão ocorre pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura de mucosas. No meio urbano, cães, gatos e morcegos são os principais transmissores.

A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção (vacina), tanto em relação ao ser humano e aos animais.

A imunidade é garantida por meio de vacinação, acompanhada ou não por soro. Pessoas que se expuseram a animais suspeitos de raiva devem receber o esquema profilático, assim como indivíduos que, em função de suas profissões, se mantêm constantemente expostos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

>>Ultimas